Quem trabalha com marketing digital sabe que existem diversas siglas que fazem parte do cotidiano, como ROI ou SEO, quem é da área também entende a importância de manter o seu site, no topo das plataformas de busca, mas compreende que essa é uma tarefa muito mais difícil do que aparenta ser.
Por mais que para muitos, alcançar o topo seja a grande meta do seu empreendimento, essa missão está longe de ser simples, para se ter uma noção, só dentro do Google são feitas em média, 3,5 milhões de pesquisas por dia, o que corresponde a 40 mil pesquisas por segundo, no meio de tudo isso, o primeiro resultado orgânico soma uma taxa de clique de 28,5%, o segundo fica com 15,7% e o terceiro com 11%. Ao todo, 88% das pessoas não passam da primeira página.
Dessa forma, garantir a primeira colocação ou pelo menos estar entre os primeiros representam quase como conquistar uma propaganda no intervalo de uma Copa do Mundo transmitida na Globo, a audiência está com todos os olhares voltados para o seu negócio, e a conexão é tão forte que parece ser feita com um conector 3 pinos.
No meio de tudo isso, quanto mais você conhecer sobre o topo das plataformas de busca, melhor! E tem um termo considerado essencial para poder desfrutar um pouco mais dessa colocação, ele é conhecido como SERP, já ouviu falar sobre ele? Bom, no texto de hoje, nós iremos mostrar tudo sobre a SERP, o que significa, sua importância e muito mais, então vem com a gente e confira!
Afinal, o que é a SERP?
A sigla SERP nada mais é o acrônimo para “Search Engine Result Page”, ou em uma tradução para o português, página de resultados de pesquisas dos buscadores, como o próprio nome já indica, o seu objetivo principal é justamente fazer com que os usuários consigam encontrar exatamente aquilo que estão pesquisando.
Dessa forma, a SERP nada mais é do que os resultados que aparecem quando o usuário realiza uma pesquisa dentro de uma plataforma de busca como o Google por exemplo, ao procurar algo e coloca palavras-chave como “etiqueta para congelados”, irão aparecer os resultados considerados ‘ideais” pelo algoritmo da plataforma, além deles, ainda teremos os chamados anúncios pagos que também aparecem no topo.
Ela leva em consideração recursos usados pelo SEO, fazendo uma avaliação de cada site, no final de tudo, ela ranqueia de acordo com a ordem de importância e coloca no topo, aquela página que possui mais chances de sanar as dúvidas do usuário, representando assim o SERP.
Ou seja, podemos resumir esse termo como os resultados que aparecem no topo da página de busca do Google ou de outra plataforma após a pessoa realizar uma pesquisa com determinadas palavras-chave, todos os resultados constituem a SERP, e a página como um todo, pode ser representada por essa sigla.
Qual a estrutura básica da SERP?
A SERP possui uma estrutura bem simples e já conhecida por grande parte do público, logo no topo, temos os resultados provenientes de anúncios pagos com o famoso modelo PPC (Pay-per-click) esses são aqueles que aparecem devido a um investimento financeiro da empresa, que acaba usando seus recursos para ganhar uma prioridade de espaço.
Na sequência, dependendo da pesquisa, é claro, temos o que chamamos de “local pack”, que costuma mostrar três empresas locais próximas da sua região que tem algum vínculo com a sua pesquisa, abaixo, começamos a ter os links orgânicos.
Eles são distribuídos de acordo com a sua relevância e o seu ranqueamento perante o algoritmo da plataforma, um dos grandes objetivos de quem atua com SEO é fazer com que a página apareça justamente neste ponto.
Os principais recursos da SERP no Google
Ao fazer uma pesquisa no Google, cada tipo pode introduzir resultados totalmente diferentes dependendo do local onde tudo é pesquisado, é como preencher um caminhão de lixo que trabalha em uma empresa de coleta de lixo, tudo vai depender da rua e dos estabelecimentos que tem ao redor.
Entre os principais recursos da SERP, podemos citar o featured snippets, que também são conhecidos como posição zero do Google, eles nada mais são, do que os resultados que são encontrados acima das pesquisas comuns, sendo caixas de respostas diretas, que tem como principal objetivo, facilitar a vida dos usuários.
Também temos o Google Imagens, que ranqueia as principais imagens do site de acordo é claro, com sua otimização e aplicação do SEO, também podemos citar o Google Shopping, que aparece de acordo com a melhor oferta ou aquilo que melhor corresponder às expectativas dos usuários.
Ainda temos o box de notícias, que condizem com os principais acontecimentos ou fatos vinculados aquilo que foi pesquisado, os anúncios do Google ADS, que ganham prioridade na página inicial por serem recursos pagos e os cards e painéis de conhecimento que são informações resumidas, muitas vezes com infográficos ou algo diferente para informar ainda melhor o usuário.
Por fim, ainda vale citar as pesquisas relacionadas, que são aquelas indicações sugeridas pelo próprio Google quando você começa a digitar um termo.
Qual a importância da SERP?
Segundo a Bright Edge, 63% das experiências online começam em uma plataforma de busca como o Google, sendo assim, é algo basicamente obrigatório para qualquer empresa marcar presença dentro desse ranqueamento.
A marca que não conseguir se estabilizar na SERP, vai ficar para trás e terá dificuldades de se destacar perante aos outros negócios, sendo assim, entender sobre esse conceito é crucial para garantir um bom posicionamento, aparecer nas pesquisas e garantir uma vaga em uma posição privilegiada.
E para o SEO, como a SERP atua?
Como você deve imaginar, a SERP é muito importante principalmente para o SEO, e para o marketing digital como um todo, ela ajuda a entender melhor as posições e utiliza de forma constante os recursos do Search Engine Optimization para ranquear seus resultados.
Sendo assim, se você não entender sobre a SERP e toda a sua relevância e funcionamento, dificilmente vai fazer com que seu carregador de bateria para gerador alcance o topo das plataformas de busca.
Ambos os termos andam de mãos dadas, e devem ser analisados de maneira individual e coletiva para que de fato, conquistem bons resultados.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.