O tempo de deslocamento é um fator que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, sobretudo daqueles que moram em grandes cidades. Confira a seguir o que é transporte intermodal e as suas vantagens!
O transporte intermodal é caracterizado por usar diferentes tipos de transporte de maneira integrada. A intermodalidade avalia os possíveis gargalos sobre os custos das operações e a capacidade de terminais, usando o melhor modal para cada trecho e aumentando a eficiência logística.
Nesse contexto, outros meios de transporte como a bike ganham destaque, especialmente em capitais brasileiras. Para acessá-las basta baixar o aplicativo de bicicleta, cadastrar-se e começar a pedalar. Veja mais detalhes sobre o funcionamento do transporte intermodal.
Vantagens transporte intermodal
A escolha de um tipo de transporte está ligada a diferentes fatores como o tempo de duração do trajeto, a extensão da linha, a frequência e quantidade de despachos, a localização de terminais, entre outros exemplos.
O transporte intermodal apresenta diferentes benefícios. Uma delas é a identificação das melhores alternativas para cada trecho. Além disso, ele promove a redução do tempo de locomoção e aumento da segurança em relação ao transporte. Por fim, o intermodal reduz o consumo de energia e oferece mais horários para o transporte.
Economia de tempo
Um fator preponderante para escolher um meio de transporte é o tempo de deslocamento. Isso é ainda mais importante para quem vive nas grandes cidades, marcadas por maior área e população. O tempo que uma pessoa precisa para ir de um lugar a outro, especialmente no trabalho, é um dos fatores que mais impactam a qualidade de vida dos moradores de uma cidade.
Um exemplo disso é a capital baiana. Segundo uma pesquisa realizada pela Tembici, empresa de tecnologia para micromobilidade, 74% dos moradores de Salvador utilizam mais de um modal de transporte para economizar tempo e dinheiro.
Por exemplo, muitas relataram recorrer a ônibus e a bikes alugadas. A ideia é complementar o uso do transporte público para garantir mais rapidez e conforto durante o trajeto. A bicicleta é usada para se deslocar até terminais de ônibus e estações de metrô e, então, o deslocamento segue nesses modos de transporte.
Essa estratégia é ainda mais utilizada por quem precisa realizar longas distâncias a cada dia. Vale lembrar que o transporte público estrutura o direito à cidade, mas é preciso haver outros meios que suportem essa infraestrutura pública para garantir ainda mais acessibilidade, especialmente para regiões periféricas.
Benefícios da bicicleta
Em um contexto de alta generalizada do custo de vida no Brasil, a bicicleta é estratégica para reduzir custos. Somente em Salvador, existem 50 estações e mais de 400 bicicletas espalhadas pela cidade pela iniciativa Bike Salvador.
Além dos custos reduzidos em comparação a outros meios de transporte, outra vantagem de recorrer a bikes alugadas é a liberdade de escolher o melhor trajeto e reduzir o tempo de deslocamento.
Andar de bike ainda é uma oportunidade de praticar atividade física – o que é importante para quem passa a maior parte do dia trabalhando. Trata-se ainda de um meio de transporte limpo, já que não queima combustíveis fósseis, como ocorre com veículos automotores. E apresenta manutenção fácil e mais barata em comparação a carros e ônibus. Quando bem cuidada, a bicicleta pode chegar a durar até 10 anos.
A iniciativa de alugar bikes também é vista em outras capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Para se deslocar com essas bicicletas, basta realizar um cadastro rápido pelo app, escolher a cidade em que vai pedalar e acompanhar o mapa da região. Ao encontrar uma bike disponível em algum ponto próximo de você, basta pagar e retirá-la.