Os gestores que estão começando um novo negócio, ou aqueles que já atuam nesse meio e batalham para se manterem competitivos, sempre se perguntam sobre como se destacarem no mercado e fazerem a empresa ser notada na internet.
Cada vez mais, nos últimos anos, a internet tomou o papel da divulgação nas paredes, televisão ou rádio, se mostrando como o principal pilar para o alcance de uma marca.
Assim, com uma rápida pesquisa nos principais buscadores, um usuário pode encontrar desde ozonioterapia capilar preço até brinquedos para pet próximo à residência, por exemplo.
Mas, e quanto ao especialista responsável por esse tratamento, ou mesmo o proprietário do pet shop: como o profissional consegue conectar sua marca com o usuário que realizou alguma dessas pesquisas?
Para isso, existem alguns métodos e ações possíveis. Durante este artigo você vai aprender as principais maneiras de fazer a sua empresa ser notada na internet. Fique conosco e saiba mais nos tópicos abaixo.
Como fazer a sua empresa ser notada na internet?
Essa pergunta passa por alguns passos essenciais para colocar sua marca entre os principais resultados no segmento de atuação.
Ou seja, é preciso pensar o caminho entre o seu futuro cliente e a sua empresa e otimizar o fluxo, considerando a experiência e como o seu negócio pode ser encontrado.
Dessa forma, é interessante analisar o seu cenário, com a ajuda de uma equipe especializada em marketing e publicidade.
As profissões envolvidas com comunicação são as melhores para trabalhar a sua imagem na internet, seja para enviar fábrica de sacolas personalizadas para mercados ou vender roupas personalizadas.
Isso porque os profissionais envolvidos nessas tarefas possuem o conhecimento técnico e até mesmo textual para direcionar as ações estrategicamente, levar o leitor a interagir e se comunicando de diversas maneiras.
Além disso, equipes de comunicação realizam reuniões estratégicas com a empresa e demais membros de equipes para decidir quais os melhores caminhos para fazer a sua empresa ser notada na internet.
Para auxiliar você e o seu time nessa tarefa, algumas etapas cruciais foram elencadas abaixo. Confira.
Crie uma persona
O primeiro passo e mais importante é definir sua persona. Ou seja, é fundamental saber e especificar quem é a pessoa/personagem que você deseja atender, notando o seu serviço na internet.
Essa ideia vai além de um público-alvo, auxiliando na criação de um perfil semi-ficcional do cliente desejado pela sua marca, sendo mais específico e permitindo mais qualificação às campanhas e melhor posicionamento.
Esse perfil é composto por diversos dados, mas os principais podem ser: nome, idade, profissão, hobbies, região, desejos e preocupações.
Quanto mais dados melhor, mais forte deve ficar a sua estratégia e mais sucesso você pode ter.
É importante entender que todas as ações desenvolvidas devem ter em mente essa pessoa com quem você está conversando. Não importa o contexto: para a venda de chuveiro de emergência ou lanches caseiros.
Os assuntos e a linguagem devem estar de acordo com o perfil da persona e todos os responsáveis pela estratégia de marketing devem conhecer esses dados para trabalharem com qualidade.
Invista em SEO
SEO é a sigla para, na tradução livre, Otimização para Mecanismos de Busca.
Assim, ela deve ser o seu braço direito quando se trata de fazer a sua empresa ser notada na internet. Isto é, o SEO é o responsável por colocar o seu site na primeira página dos buscadores, como o Google.
E não importa o tamanho ou nicho da sua empresa, pode trabalhar com adjuvantes agrícolas ou produtos capilares, se durante toda a estratégia você tiver um bom trabalho de SEO, as chances de aparecer para quem está procurando seus produtos/serviços ou materiais correlatos, são maiores.
O SEO é composto por alguns recursos. O principal é a escolha de palavras-chaves que compõem o seu site ou o texto do seu blog, por exemplo. Há também os links que reforçam a autoridade do seu site e ajudam a posicioná-lo nos primeiros lugares.
Ao estudar esses dois itens e aplicá-los em sua estratégia, pensando nos interesses da sua persona, você terá um bom alcance na internet.
É importante destacar, também, que o objetivo do SEO é aparecer para um grande número de pessoas, de forma qualificada, natural e orgânica, tudo isso sem pagar nada.
Faça bons conteúdos
Não basta aparecer nos primeiros resultados, também é necessário fazer com que o leitor fique mais tempo em sua página – e esse é um fator de relevância para o Google. Mas de que forma fazer isso? Publicando bons conteúdos.
A partir do perfil da persona, considerando os objetivos e produtos/serviços da marca, a equipe de conteúdo deve preparar textos interessantes para o usuário e sua potencial jornada de compra.
Lembre-se: os assuntos devem atingir as dores, preocupações e interesses de quem lê.
Se a ideia é conversar com engenheiros, publicar um artigo sobre artefatos de cimento pode fazer com que esse público clique, leia e compartilhe o seu conteúdo, promovendo mais relevância para ele.
Essa ideia aumenta a visibilidade do seu site e, consequentemente, faz a sua empresa ser notada na internet. É um processo em que um dado alimenta o outro. No fim das contas, você será mais conhecido.
Use o Google Meu Negócio
Outro recurso potente para aparecer nos primeiros resultados da pesquisa do Google é o cadastro na ferramenta Google Meu Negócio. Nela, você consegue colocar o nome da sua empresa, endereço, horário de funcionamento e imagens, potencializando o alcance.
Essa ideia é ainda mais funcional se a sua loja possui uma versão física, o que permite que o usuário procure por ela enquanto está fora de casa e se dirija rapidamente até o local.
Digamos que uma pessoa esteja pesquisando por um spray drying, por exemplo. Se a sua loja possui esse equipamento, é importante colocá-lo na descrição, para que o possível cliente possa fazer uma visita e comprar o seu produto, se assim for necessário.
Também é interessante usar o Google Meu Negócio em virtude da conexão com o GPS, facilitando ainda mais a conexão entre o usuário e o seu serviço.
Apareça nas redes sociais
Além do Google, milhares de pessoas realizam pesquisas nas redes sociais. São canais digitais que concentram a produção de conteúdo e o relacionamento com o público.
Assim, você precisa pesquisar aquelas que são mais usadas pela sua persona, podendo ser:
- Facebook;
- Twitter;
- Tik Tok;
- Instagram;
- Linkedin;
- WhatsApp.
Cada uma delas possui funcionalidades específicas e saber se comunicar por meio da escolhida pela sua equipe garante ainda mais visibilidade para a sua empresa.
A página do seu perfil de rede social pode aparecer nas pesquisas do Google, mas também dentro dos próprios canais, por meio da busca dos usuários.
Há também o recurso de compartilhamento, em que os fãs divulgam a sua postagem para outros seguidores. Neste caso, há a possibilidade de viralizar um conteúdo e aumentar a sua base de seguidores.
A oportunidade para explorar formatos é enorme: vídeos, filmagens ao vivo, fotos e texto. Escolha o que for melhor para a sua empresa e aproveite o poder das redes sociais.
Tenha um design atraente
Hoje em dia, por mais que os textos ainda sejam parte da internet, o que pode chamar atenção mesmo é o visual. Nesse sentido, é extremamente válido pensar em um design atraente para o seu site, blog ou redes sociais.
Uma empresa nichada com foco em venda de câmara fria, por exemplo, pode se destacar bastante ao pensar nas cores, na posição dos elementos e no layout de um site de forma estratégica – visando se destacar dos concorrentes.
Pensar no visual também garante que o usuário que acessar o site não vai esquecê-lo tão fácil, justamente por conta das cores e de toda a identidade trabalhada, marcando o negócio na mente dos consumidores.
Nesse momento, vale contratar designers responsáveis e profissionais para a produção de uma identidade forte e cores que condizem com a sua empresa e objetivos.
Pense nos dispositivos móveis
Existem muitos usuários que não acessam mais os conteúdos por meio de um computador, seja pela correria do dia a dia ou pela ausência do dispositivo.
Por esse motivo, você também deve pensar nos usuários de dispositivos móveis, principalmente se deseja fazer a sua empresa ser notada na internet de forma contínua e qualificada.
Esse é outro fator que vai promover um bom resultado nas pesquisas do Google. Você irá atingir duplamente dois objetivos: os bons modos do SEO do Google e a visualização do usuário.
Isso vai além de simplesmente usar um celular, mas também um tablet ou Ipad, por exemplo. Quanto mais você configurar os seus conteúdos para os diversos dispositivos móveis, mais pessoas você pode alcançar.
Um enfermeiro em busca de um aparelho de endoscopia pode rapidamente pesquisar pelo produto enquanto está no trabalho e encontrar pela sua empresa. Essa é só uma das vantagens de ter um conteúdo adaptado para dispositivos móveis, já que os resultados são priorizados.
Faça a sua empresa ser notada na internet!
Neste artigo você pôde conferir quais os passos responsáveis por fazer a sua empresa ser notada na internet. Agora é hora de reunir a sua equipe e começar a estratégia responsável por aumentar a visibilidade da sua empresa!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.