Saiba mais sobre a prática que envolve o corpo e auxilia na busca pelo bem-estar físico e mental!
A prática do yoga tem ganhado atenção por se tratar de uma ferramenta que auxilia a busca pelo tão sonhado bem-estar. Cada dia mais as pessoas falam, experimentam e se abrem para essa forma de viver, na busca por uma vida saudável.
Por meio da prática é possível encontrar uma forma de atingir maior equilíbrio entre a saúde física, mental e emocional.
Dessa forma, a prática do yoga é um benefício para uma sociedade que sofre tantos transtornos devido ao bombardeio de informações, padrões e cobranças. No entanto, muita gente ainda não sabe bem o que é, os benefícios e muito menos como – ou por onde – começar.
Reunimos informações interessantes para guiar o caminho de quem despertou para conhecer mais sobre o yoga.
O que é yoga?
O termo tem origem sânscrita e o significado literal da palavra é união.
O yoga apresenta técnicas de respiração, posturas e meditação, e ao manter constância, o praticante passa a sentir maior bem-estar.
Segundo a instrutora de yoga Danielly Pinotti, apesar de existir um papel físico dentro da prática, o yoga não é definido como ginástica ou atividade física e não tem finalidade estética.
Sendo assim, é uma ferramenta que compreende técnicas emocionais, mentais, corporais e bioenergéticas. Ou seja, envolve procedimentos orgânicos, respiratórios, relaxamento, vocalizações, concentração e meditação.
Benefícios da prática de yoga a curto e a longo prazo
Com uma prática disciplinada e regular, é possível notar diversos benefícios durante o processo de autoconhecimento e expansão da consciência.
Flexibilidade e equilíbrio
O yoga e o bem-estar estão tão ligados, que logo no primeiro mês é possível notar que o corpo ganha alguma flexibilidade e se torna mais equilibrado, mantendo um estado relaxado e descontraído.
Isso acontece, pois as posturas proporcionam o que é chamado de “descolamento” das vértebras e o distensionamento de áreas que as pessoas costumam direcionar as energias mais pesadas e manter enrijecidas.
Mente mais calma
Depois de atingir um estado físico mais relaxado e alongado, é possível notar maior atenção perante o próprio corpo e sentir efeitos no âmbito mental devido à respiração. Dessa forma, a prática ajuda na redução dos sintomas da ansiedade e na redução do estresse.
É bem comum viver distraído ou até no modo automático. Ou seja, a identificação com pensamentos e emoções muitas vezes perturba o poder de decisão. Sendo assim, a prática colabora para uma mente mais concentrada.
O iniciante que se entrega sente o corpo mais descontraído e uma mente mais equilibrada devido a uma respiração mais fluida.
Consciência respiratória
Com o tempo, é possível sentir maior consciência respiratória e melhora da capacidade pulmonar. Dessa forma, o sistema respiratório é beneficiado de forma geral, e consequentemente, é possível sentir maior qualidade no sono.
Yoga e bem-estar: além da força física
A força é um dos fatores que a prática proporciona com o tempo. Ela aumenta gradativamente, e as pernas, costas, ombros e braços são beneficiados.
Indo além da força, a constância auxilia no ganho de postura e colabora na diminuição das dores no corpo, pois o objetivo do yoga é alinhar o corpo de forma geral, já que cada postura exige de todos os membros.
Aos poucos e com a prática cada vez mais inserida na rotina (atitudes, formas de pensar e de se conectar) os outros setores da vida podem ser sentidos com mais serenidade.
Relações mais equilibradas, tomada de decisões mais centradas, uma conexão forte com o que existe internamente, criando assim uma integração do nosso ser com o universo, a união.
Por onde começar a praticar yoga de forma segura?
Não existe nenhuma regra para começar a praticar yoga. O melhor formato é aquele em que o praticante se sente mais confortável, respeitando possíveis limitações físicas e de saúde.
Nem sempre a pessoa vai se sentir à vontade, disposta ou ter tempo para ir até um estúdio, assim como pode não se adaptar à prática online. Sendo assim, é importante moldar o formato de prática ao momento vivido.
Desde que haja cuidado, o processo depende totalmente do primeiro passo, de experimentar o que melhor se encaixa para o que cada um precisa.
A prática pode ser feita a distância, com aulas guiadas (gravadas ou real timing) por instrutores. Ou se preferir, a pessoa pode optar por aulas presenciais, sendo individuais – chamadas de personal – ou em grupo, em casa ou em estúdios.
O que vale lembrar é que a intenção da prática deve estar voltada ao bem-estar, sem competição ou cobrança de chegar em alguma postura, por exemplo.
Sendo assim, é importante cuidar para não ultrapassar os limites do corpo, causando lesões e se distanciando da real intenção da prática.
Com essas informações, é possível iniciar uma prática segura e desfrutar dos benefícios do yoga.