Pular para o conteúdo

Periodontite pode afetar a saúde do seu bebê

    periodontite

    A periodontite é uma doença infecciosa que afeta os tecidos, ligamentos e ossos que se encontram na região que envolve e sustenta os dentes, comumente conhecido como periodonto. 

    Essa é a segunda fase da gengivite. Então, é importante que se cuide pois ela pode acabar levando à perda dos dentes. 

    Porém, quando se trata de mulheres grávidas, essa questão é mais profunda do que a perda dental, que por si só já é muito complicada. Isso porque, a doença pode oferecer riscos à saúde do seu bebê. 

    Afinal, a periodontite libera substâncias que induzem o trabalho de parto, consequentemente forçando a mulher a ter um parto prematuro e o bebê nascer abaixo do peso.

    Por conta disso, é importante estar sempre indo a clínica de dentista para fazer um pré-natal odontológico, para assim realizar todas as consultas odontológicas necessárias. 

    Até porque, os cuidados com os dentes e a boca são essenciais para evitar o aparecimento de problemas, como a periodontite.

    Como evitar a periodontite?

    Primeiramente, é importante salientar que se notar alguma alteração no tecido ao redor dos seus dentes, procure imediatamente um dentista, pois ele saberá qual o procedimento necessário para evitar que a doença tenha uma progressão. 

    Todavia, para de fato evitar o aparecimento da periodontite é necessário redobrar a atenção com os cuidados bucais.

    Outra maneira de manter a boca com a saúde em dia é através de uma alimentação saudável, procurando ao invés de consumir doces e comidas que prejudiquem os dentes, estar consumindo alimentos ricos em fibras, assim como verduras e legumes, que ajudam a manter a boca livre de bactérias que podem levar a periodontite. 

    Também é importante que haja um acompanhamento com o dentista durante toda a gestação, além de sempre estar com os exames odontológicos em dia, como por exemplo uma radiografia odontológica preço.

    Como a periodontite pode afetar seu bebê?

    Como toda a regulação da gestação acontece por meio dos hormônios produzidos pelo corpo da mãe, qualquer infecção ou bactéria que afete a gestante pode provocar mudanças em relação a esse controle exercitado. 

    Portanto, isso pode levar ela a entrar em trabalho de parto muito antes do previsto, consequentemente fazendo com que o bebê nasça prematuro e abaixo do peso. 

    Por conta disso, é fundamental ficar atento a sua saúde bucal, e procurar um odontologista o mais rápido se notar algum dos seguintes sintomas:

    • Gengiva inchada, vermelha ou sensível;
    • Sangramento durante a escovação ou limpeza pelo fio dental;
    • Retração da gengiva;
    • Aftas;
    • Mau hálito;
    • Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
    • Abcessos;

    Já se você notar que na sua boca tem um dente preto perto da gengiva, é sinal de que pode ter adquirido cáries ou até mesmo tártaro. Normalmente, este é um problema associado a má escovação, que acaba deixando restos de comida naquela região.

    Tratamentos odontológicos em gestantes

    Estar em dia com o tratamento odontológico é fundamental, até porque, a mulher vive todo o processo de gestação de forma muito intensa, acontecendo diversas mudanças que vão desde o lado físico, até questões emocionais, que afetam bastante a região bucal.

    Até porque, a gravidez torna a boca mais suscetível ao surgimento de doenças, fazendo-se necessário a adesão de um tratamento multidisciplinar. 

    Principalmente durante todo processo de gestação, no qual ele é indispensável para evitar que exista a necessidade de um parto antes do tempo previsto, fazendo com que o bebê seja prematuro. 

    Porém, muitas mulheres deixam de procurar um odontologista por acharem que não podem fazer nenhum procedimento. 

    Entretanto, a realidade é que as gestantes podem e devem estar sempre que possível no dentista, até mesmo para poder informá-lo que está grávida, porém, deve ter atenção em tratamentos feitos em casa, como a aplicação de uma bisnaga para clareamento.

    A única ressalva sobre esses procedimentos é que apesar de não ser proibido ou contraindicado, não se recomenda que os de ordem estética sejam feitos. 

    Desse modo, entre os processos não recomendados estão: harmonização facial, aplicação de botox e lente dental. Os restantes são muito importantes para a saúde bucal da gestante, um bom exemplo disso é a limpeza e clareamento dental preço.

    De forma geral, é importante estar atento em todos esses pontos para ter um período de gestação tranquilo e livre de doenças bucais. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *