A meditação é uma das práticas mais antigas e eficientes na história da humanidade, ela ajuda justamente a melhorar a qualidade de vida, auxiliando no crescimento do foco e encontrando uma “paz interior”, trazendo calmaria mesmo em algumas situações consideradas mais tensas e complicadas.
Ao que parece, a meditação foi criada cerca de 1.500 a.c na filosofia induísta e em torno de 600 A.C. com taoistas na China, sendo desenvolvido inicialmente, de forma exclusiva da cultura oriental.
Com o passar dos anos, o ocidente começou a ganhar força com a meditação, modificando algumas vertentes e encarando esse exercício de uma forma um tanto quanto diferente.
Alguns exemplos comuns que são usados atualmente são o tai chi, mindfulness e a meditação transcendental, que podem ser praticados sozinhos sentados em um tapete, colchonete ou em um pallet de madeira, ou na companhia de um profissional.
Para se ter uma noção do seu impacto, existem cerca de 300 milhões de praticantes de ioga no mundo inteiro, mas, o que faz dessa prática milenar ser tão popular? Quais são seus benefícios? Será que ela é realmente boa? Vamos conferir tudo sobre a meditação no texto abaixo, bora lá!
Redução de estresse
Um dos principais benefícios da meditação é justamente relacionado a redução de estresse, principalmente a prática mindfulness ajuda e muito, com que o estresse seja reduzido, isso porque, quando você medita é possível conseguir relaxar totalmente o corpo e a mente, fazendo com que ela esvazie e você fique muito mais tranquilo e calmo.
Meditar traz uma paz além do que está acostumado, tendo um momento no qual você concentra a sua respiração, e faz com que seu corpo e sua mente se alinhem encontrando um período de paz, isso faz com que até mesmo o dia mais estressante, se acalme um pouco, gerando muito mais calmaria e reduzindo os seus picos de estresse semanais.
Melhora o sono
Quem não gosta de ter uma boa noite de sono? Poder desligar os cabos elétricos da tomada e dormir com tranquilidade? Bom, por mais que esse seja o desejo de muitos, a realidade é totalmente diferente, cerca de 30% até 50% dos brasileiros sofrem com insônia e noites mal dormidas.
Se você também tem dificuldades para dormir, a meditação pode resolver seus problemas, ao relaxar sua mente e seu corpo, e trazer um momento de tranquilidade, você fica praticamente sem pensamentos negativos e sem estresse, deixando sua mente limpa.
Isso faz com que seja possível adormecer mais rapidamente e de forma mais eficiente, tendo um sono mais profundo e proveitoso, evitando pensamentos negativos antes de dormir.
Melhora a depressão e a ansiedade
A depressão é uma das doenças mais perigosas do século, só no Brasil, cerca de 15,5% da população sofre com esse mal, e combater isso é uma jornada longa e extremamente cansativa para qualquer pessoa.
Sendo assim, a meditação pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar nessa luta, ao separar um momento para ficar sozinho, você acaba relaxando mais, se acalmando e trabalhando melhor os seus sentimentos e até mesmo o seu interior.
Além da depressão, a meditação também auxilia na ansiedade, outra doença perigosa para os brasileiros, meditar ajuda a acalmar e faz com que a mente e o corpo fiquem muito mais relaxados, desacelerando o cotidiano e fazendo com que a pessoa encontre uma paz interior muito maior.
Potencializa o autoconhecimento e a autoestima
Ficar um longo período em meditação faz com que você fique sozinho com seus pensamentos, e é claro que isso promove melhor o seu autoconhecimento e auxilia no aumento da sua autoestima.
É como se você tivesse uma câmera de monitoramento apontada para dentro de si, o que faz com que você entenda melhor sobre você, seus defeitos, seus acertos, qualidades e defeitos, e toda uma viagem espiritual dentro de si.
Isso ajuda a fazer com que você se entenda mais, goste mais de si próprio e até mesmo, se valorize mais.
Amplia as emoções positivas
Como já citamos acima, a meditação faz com que você esqueça ao menos por algum tempo, todo e qualquer pensamento negativo, ele ajuda a excluir pensamentos ruins e qualquer energia negativa que você carregue consigo no dia a dia.
Sendo assim, ao mesmo ponto que emoções e pensamentos negativos são jogados de lado, ele também ajuda a ampliar a positividade e todos os sentimentos positivos que as pessoas sentem, recordando memórias e sempre olhando para o lado bom das coisas.
Melhora o foco e aumenta a produtividade
Por fim, o último grande benefício causado pela meditação é o aumento do foco e da produtividade, ao esvaziar a mente, é natural que você consiga limpar um pouco a sua bagunça mental, e posteriormente, conseguir focar em todas as suas atividades de cabeça mais limpa.
Se você tem uma mente confusa como se tivesse um misturador de argamassa dentro dela, após a meditação, você consegue encontrar paz, relaxamento e é claro, foco.
Dessa forma, você começa a aumentar a sua produtividade pessoal e profissional, executando suas ações com um foco muito maior e com mais objetividade, o que acaba sendo algo muito mais benéfico para qualquer pessoa.
Você já pratica meditação? O que acha sobre meditar? Comente a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!