As redes sociais são canais imprescindíveis no planejamento de marketing de qualquer empresa para que ela se torne mais conhecida na internet e consiga atrair clientes novos.
Também são ótimas plataformas para fidelizar clientes antigos e até mesmo melhorar a comunicação com os consumidores de modo geral. O melhor de tudo é que se trata de uma estratégia de marketing barata e que traz ótimos benefícios.
Com as redes sociais, a marca pode alcançar uma quantidade maior de pessoas interessadas em seus produtos e serviços. Elas melhoram a comunicação com os consumidores e aumentam a interação com o público.
Tudo isso acaba fortalecendo a marca e ainda permite analisar dados valiosos que ajudam a aumentar as vendas e trazem muitas outras vantagens. Mas para obter esses resultados, é fundamental saber utilizar as redes sociais.
Conquistar esses privilégios exige esforço e dedicação, além do mais, o gestor precisa ter conhecimento sobre esses canais e o modo como eles funcionam.
Para aprofundar um pouco mais o assunto, este artigo vai explicar como as redes sociais impulsionam a presença online da empresa, quais são as melhores práticas para criar conteúdo envolvente e como analisar o desempenho da ação.
Como as redes sociais impulsionam a presença online?
As redes sociais são ótimos canais para impulsionar a presença online da empresa e fortalecer sua imagem, isso porque elas trazem diversos benefícios para os negócios, tais como:
- Oportunidade de apresentar a marca;
- Potencializa o posicionamento orgânico;
- Permite analisar a campanha;
- Aproxima a marca do público.
As mídias sociais aumentam significativamente a visibilidade da companhia, pois servem como ponte entre ela e os clientes. Por meio desses canais, uma empresa içamento consegue transmitir informações relevantes sobre a marca.
É possível criar anúncios pagos que direcionarão o público para as páginas, trazendo mais visibilidade online, além de ajudar a conquistar novos consumidores e construir uma comunidade engajada.
Embora essas plataformas tenham um impacto direto no posicionamento orgânico, também podem influenciar de maneira indireta nesse sentido.
Por exemplo, quando a companhia promove um conteúdo de qualidade e com isso atrai curtidas, comentários e compartilhamentos, também vai fazer com que o tráfego seja maior no site institucional.
É uma forma de construir autoridade no site corporativo, aumentando os links e menções provenientes de outras páginas na internet. O posicionamento orgânico nos mecanismos de busca será muito maior, beneficiando as estratégias de otimização.
Essas plataformas oferecem uma grande quantidade de dados que podem ser analisados para saber como está o desempenho de uma campanha.
É uma maneira de medir o envolvimento do público, observar o número de curtidas, entre outras informações relevantes.
Sendo assim, um fabricante de porta de correr para escritório pode saber quantas pessoas viram a publicação, rastrear a quantidade de usuários que clicaram nos anúncios, quem foram os seguidores que compraram e assim por diante.
Por fim, essas plataformas são ótimas para impulsionar a presença online e fortalecer a imagem da marca porque consegue aproximar a empresa do público.
São ótimos canais para se comunicar diretamente com os clientes, interagir com as pessoas em tempo real e compartilhar materiais que geram engajamento. Ao longo do tempo, tudo isso oferece oportunidades para construir relacionamentos promissores.
Como criar conteúdo envolvente?
Existem algumas práticas que ajudam a criar conteúdo envolvente e relevante nas redes sociais. São elas:
Conhecer o público
A primeira coisa é conhecer o público-alvo para saber qual tipo de postagem terá um desempenho melhor. Esse conhecimento também é fundamental para saber em quais redes sociais a marca vai criar seus perfis.
Entre as informações que a companhia precisa obter estão idade, gênero, escolaridade, renda, interesses, localização geográfica, entre outros.
Ter conhecimento sobre o público vai ajudar a desenvolver uma persona e basear o plano de ação em suas características.
Definir metas
Outra coisa que uma entidade que comercializa comodato máquina de café expresso precisa fazer é definir as metas porque elas ajudam a medir o desempenho.
Entre as metas que a organização pode alcançar estão o aumento da percepção da marca, melhora do tráfego no site institucional, aumentar as vendas e gerar mais leads, e até melhorar o envolvimento com os consumidores.
Coletar conteúdos
Muitas empresas já possuem conteúdos desenvolvidos para utilizar no marketing e muitos deles podem ser adaptados para as redes sociais.
Se o site da empresa tiver um blog, é interessante considerar os tipos de publicações que podem ser compartilhadas nas redes sociais para aumentar o tráfego e a percepção da marca.
É possível adaptar diferentes materiais e até criar conteúdos novos a partir deles. Um exemplo disso é uma postagem no blog que pode ser transformada em vídeo ou infográfico.
Planejar a criação de conteúdo
Se uma corporação que faz tratamento da água quiser criar mais conteúdos, precisa desenvolver um plano de criação para desenvolver materiais e de qualidade nas redes sociais.
Existem ferramentas de criação que ajudam a desenvolver os conteúdos sem a necessidade de contratar um designer. O ideal é que a companhia reserve um tempo todos os meses para desenvolver o que vai publicar no próximo mês.
Existe a possibilidade de utilizar o que é criado pelos seguidores e clientes, por exemplo, a marca pode pedir para que seus seguidores enviem fotos e vídeos usando os produtos.
Para incentivar a participação, vale a pena oferecer brindes e descontos nas próximas compras, assim, um seguidor vai se sentir mais engajado.
Criar um calendário
O calendário de conteúdos é muito útil para planejar as postagens com antecedência. Se a marca quiser publicar diariamente, deve usar uma plataforma de gestão para agendar as publicações em todas as redes sociais.
Para uma autoescola especializada em CNH PCD moto, isso é muito útil para acompanhar a eficácia dos posts e analisar o desempenho da estratégia, podendo fazer melhorias em tempo real.
Avaliar os conteúdos
A companhia não pode publicar os conteúdos e simplesmente se esquecer deles, na verdade, é fundamental reavaliar o que foi publicado regularmente para determinar os tipos de materiais que possuem o melhor desempenho.
É imprescindível saber quais deles conseguem envolver melhor o público, e o negócio pode se surpreender com as informações.
Com base nisso, é essencial acompanhar curtidas, comentários e tráfego na internet, para então usar os tipos de conteúdo mais eficazes nas redes sociais.
Como analisar o desempenho?
É possível utilizar métricas de desempenho para analisar a estratégia e aprimorar a presença da marca nas redes sociais.
Uma das mais importantes é o alcance, pois ele mede como o conteúdo está sendo distribuído. Nesse sentido, uma oficina especializada em vistoria de carros Detran consegue descobrir quantas pessoas está atingindo nas redes sociais.
Isoladamente, a métrica de alcance não diz muita coisa, por isso, precisa contar com os resultados de outras métricas, como no caso do engajamento, além disso, deve ser acompanhada frequentemente.
O volume é outra métrica essencial e diz muito mais do que o número de publicações ou interações que acontecem em relação à marca nas redes sociais.
Ele mostra se as pessoas estão realmente falando sobre o negócio e deve ser acompanhado diretamente para gerar relatórios mensais sobre os principais tópicos.
O tráfego de social é uma informação importante, principalmente para negócios que possuem uma estratégia de marketing de conteúdo.
A métrica mostra quantas pessoas estão chegando ao site ou blog por meio do que é publicado nas plataformas, além de ser possível observar como está o tráfego de social por meio do Google Analytics, na opção “aquisição”.
De maneira geral, uma Creche para idosos com alzheimer também precisa acompanhar a taxa de conversão no Google Analytics, ao clicar na opção “redes sociais”. Ela mostra métricas mais aprofundadas, como no caso da taxa de conversão.
A organização vai entender quantas pessoas realmente estão tendo um contato maior com ela, além de saber se seus esforços estão proporcionando o crescimento geral para o negócio.
A conversão é uma decisão em particular, pois a empresa pode analisar quantos visitantes se tornaram leads, quantos compraram um produto, entre outras possibilidades, de acordo com os objetivos da companhia.
Outra métrica fundamental é o retorno sobre os investimentos, esse cálculo é feito por meio da seguinte fórmula: ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.
Dessa forma, uma empresa de copeira terceirizada deve analisar o retorno sobre os investimentos em todas as suas ações nas redes sociais para não desperdiçar dinheiro.
Considerações finais
As redes sociais precisam fazer parte do planejamento de marketing de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento.
Essas plataformas são ótimas para divulgar a marca e criar uma aproximação maior entre ela e os consumidores.
Também favorecem o atendimento ao cliente porque são verdadeiros canais de comunicação, muito utilizados pelo público.
Para potencializar ainda mais seus efeitos, são excelentes plataformas para divulgar conteúdos de valor e tornar a marca mais relevante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.