Se você é uma pessoa antenada e ativa nas redes sociais, então com certeza deve conhecer os tão famosos “influenciadores digitais”, essas que são consideradas um grupo de pessoas que atuam ativamente dentro das redes falando sobre diversos assuntos, que variam desde tutoriais de maquiagem, games ou a amostragem sobre o seu cotidiano.
Como o próprio nome já indica, essas pessoas tem o poder de influenciar os seus milhares de seguidores, criando diversos conteúdos e mostrando mais sobre o seu dia a dia e opinando sobre determinados assuntos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em 2022, cerca de 77% dos brasileiros seguem pelo menos um influenciador digital, e mais do que isso, cerca de 55% que seguem influencers já compraram pelo menos um produto que foi indicado por essa pessoa.
Isso mostra o poder que os influenciadores possuem no dia de hoje e engloba exatamente um termo antigo, mas que ganhou força nos últimos anos, o chamado marketing de influência. Esse é um conceito que encaixou tão bem quanto um cabo para panela de ferro, sendo algo funcional, resistente e extremamente eficaz.
Mas você sabe o que ele significa? Onde os influenciadores entram no meio disso? Qual o cenário do Brasil em relação ao marketing de influência? No texto de hoje, iremos abordar sobre tudo isso, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o marketing de influência?
O marketing de influência nada mais é do que um conceito que tem como base a utilização de influenciadores para promover uma marca e fechar parcerias com uma empresa, atuando como um representante daquele empreendimento e fazendo uma propaganda em cima daquilo.
Sendo assim, o marketing de influência atua como o fechamento de uma parceria para a realização de uma ação com algum influenciador digital, que irá realizar a divulgação da marca para seus seguidores, isso faz com que a empresa consiga se conectar com o público daquela pessoa e gera uma certa aproximação entre o empreendimento e os usuários.
Por mais que pareça uma técnica nova, o marketing de influência existe bem antes da criação da internet, ele foi lançado em 1890, quando uma marca de panquecas chamada Aunt Jemina contratou uma escrava chamada Nancy Green para divulgar os seus produtos e ser a porta-voz oficial da marca.
Ela fez um enorme sucesso, tendo o poder de persuadir as pessoas e desde então, o marketing de influência começou a se popularizar. Antes da internet, tínhamos celebridades como atores e atrizes, além de cantores, fazendo propaganda e divulgando uma determinada marca.
Essas pessoas famosas com uma boa influência e uma fala pública sobre um determinado produto é justamente o que gera o marketing de influência, essas pessoas são usadas como o “rosto” da marca, e dão o acabamento final a divulgação daquele negócio assim como faz a retífica industrial.
Quais são as vantagens dessa estratégia?
Ter alguém extremamente famoso representando a sua marca já é algo vantajoso por si só, certo? E o marketing de influência, acredite, possui inúmeras vantagens, a primeira é justamente a aproximação com o público e um contato mais íntimo com as pessoas.
Ao fechar uma parceria com um influenciador digital que possui milhares de seguidores, fica muito mais fácil de se comunicar com os usuários e ganhar a atenção deles, já que seu porta voz é alguém respeitado e amado por esse público.
Isso também acaba gerando um certo reconhecimento sobre a marca, que acaba ganhando autoridade dentro do mercado, mesmo pequenas empresas ao utilizarem o marketing de influência acabam ganhando autoridade, além de construírem uma base sólida de fãs e de potenciais clientes.
Também vale ressaltar o aumento geral na parte financeira, é possível ter um alto retorno sobre o investimento, além de uma melhoria nas vendas e na geração de leads, afinal com uma influência tão grande dessas pessoas, até mesmo um item mais nichado como um cabo multiplexado acaba ganhando mais destaque.
Porque o marketing de influência está tão em alta?
Como citamos acima, o marketing de influência é considerado uma estratégia antiga e extremamente tradicional que existe já há alguns anos, porém o seu ápice retornou nos últimos anos e é claro que isso se deve justamente a internet e principalmente a expansão dos famosos influenciadores digitais.
De acordo com pesquisas da multinacional Nielsen Media Research, o Brasil é o país com mais influenciadores digitais do mundo todo possuindo cerca de 500 mil influencers com pelo menos 10 mil seguidores.
Esse número só mostra o quanto os influenciadores estão em alta no mercado, e como consequência, o quanto eles ajudam a alavancar essa estratégia, eles possuem um poder de influência enorme sobre os usuários, e isso faz com que essa seja uma área cada vez mais explorada justamente pelas suas vantagens e benefícios que pode gerar para qualquer empresa.
Qual o panorama do Brasil com o marketing de influência?
Como vimos acima, o Brasil é o país que mais tem influenciadores digitais no mundo inteiro e mais do que isso, os brasileiros são os mais influenciados por essas pessoas, uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, 73% do público dos influencers já compraram algum produto indicado por eles, enquanto 50% costumam pesquisas a opinião deles sobre algo antes de consumir.
Isso reitera o quanto as indicações deles são cruciais para os brasileiros, que se deixam ser influenciados pelas opiniões e falas dos influenciadores, mostrando a importância do marketing de influência na atualidade, com um número tão alto e esse segmento tão em alta, é praticamente impossível não investir em uma parceria com algum influenciador.
Até mesmo se você trabalha com algo mais nichado como mangueiras de hidrante, vale a pena procurar alguém para fechar parcerias, de preferência, sempre verifique alguém condizente com a sua marca ou que atue com algo do seu segmento.
Ou pelo menos um rosto que cause uma boa impressão e que consiga atingir o público exato que você deseja, lembre-se, esse é um mercado em alta no Brasil então aproveite ao máximo.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.