Todas as empresas, sejam elas do setor de envelope awb ou de vinícula, por exemplo, precisam se preparar para a chegada e manutenção das novas tecnologias. Lembrando que a Internet das Coisas e a automação já são o presente.
E para quem está curioso sobre o tema, chegou ao lugar certo, pois além de expormos esse detalhe, ainda podemos antecipar 5 novas tecnologias que estrearão em 2023. Então, siga com a gente!
Como preparar minha empresa para as novas tecnologias?
Preparar uma empresa para as novas tecnologias é tão fundamental quanto a instalação de painéis elétricos dentro de uma residência. Tudo isso o ajudará a manter-se competitivo no mercado.
E antes de nos debruçarmos a respeito das novas tecnologias, saber a maneira correta de se antecipar às tendência é a balança entre o sucesso e o fracasso da empreitada. Com isso, os primeiros detalhes têm a ver com a identificação das tecnologias que são relevantes para o seu setor e para o seu modelo de negócio.
Tudo porque, de nada adianta olhar para o setor esportivo, quando faz serviços de escova de vedação. Sem contar que avaliar o impacto que essas tecnologias podem ter na sua empresa e como elas melhorarão seus processos, produtos e serviços é mais do que óbvio. E não se afaste dos impactos negativos que podem ocorrer. Desta forma, saberá como minimizá-los.
Acha que acabou? Claro que não! Invistir em capacitação para a equipe, incluindo treinamentos específicos sobre as novas tecnologias, bem como treinamentos gerais em habilidades digitais, como programação, análise de dados e marketing digital tem que estar no topo da lista.
Os três últimos pontos falam sobre a certificação de sua infraestrutura, até porque deverá ser atualizada e ficar pronta para suportar as novas tecnologias. Isso inclui hardware, software, redes e segurança. Caso contrário, quando o 5G se instalar em sua região, corre-se o risco de precisar gastar ainda mais.
Buscar parcerias estratégicas com empresas e profissionais que possam ser seus aliados em sua empresa e, enfim, esteja aberto a experimentar novas ideias e soluções, habilitarão todo o tipo de retenção de talentos e clientes, assim como trará maior facilidade para monitorar os resultados da implementação das novas tecnologias.
Faça ajustes quando necessário e esteja disposto a adaptar-se às mudanças e a evoluir constantemente. Todas essas lições são tarefas contínuas e que exigirão esforços constantes da sua equipe. No entanto, estar à frente neste campo o destacará no mercado.
5 novas tecnologias que estrearão em 2023
Todos os processos evoluem com o tempo. E se isso já foi visto em modelos de calça de brim uniforme, por que não na tecnologia? Computação quântica, realidade aumentada e inteligência artificial são apenas alguns exemplos.
Agora é hora de listarmos as 5 novas tecnologias que estrearão em 2023. Algumas delas já podem ser vistas, contudo, carecem de investimentos e atualizações para trabalharem com 100% da capacidade.
- Computação quântica: Essa é uma tecnologia que promete ser muito mais rápida e poderosa do que a computação clássica. Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, grandes empresas como IBM e Google já estão fazendo testes. Ela, ao longo do tempo, acelerará pesquisas e resolverá problemas complexos;
- 5G: A próxima geração de redes de comunicação sem fio promete ser muito mais rápida e eficiente do que o 4G. Simultaneamente, a comunicação entre dispositivos tende a ter confiabilidade e respostas que impulsiona as empresas rumo ao futuro e ao desenvolvimento de novas tecnologias e aplicativos;
- Inteligência artificial: Esse item já é amplamente utilizado em muitas indústrias, mas ainda tem muito a evoluir e os estudiosos e investidores prometem levá-la para o próximo nível.
Ou seja, espera-se que os computadores sejam capazes de aprender e se adaptar mais rapidamente, bem como realizar tarefas cada vez mais complexas;
- Realidade aumentada e Realidade virtual: Tanto realidade aumentada quanto a realidade virtual irá permitir que os usuários interajam com o mundo digital de maneira mais imersiva.
Embora ainda estejam em fase de desenvolvimento (o Meta é um exemplo disso), elas já estão sendo usadas em setores como jogos, treinamento militar e educação, só para citar alguns;
- Blockchain: O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que informações sejam compartilhadas de forma segura e confiável. Embora tenha se tornado famoso como a base para as criptomoedas, o conceito tem muitas aplicações potenciais em setores como saúde, finanças e logística.
Agora que conferiu tudo isso, já destacou aquelas que podem ser úteis para seu negócio, que tal avaliar os investimentos necessários para essa aquisição. Mesmo que, ao longo dos meses, elas fiquem com preços menores, precisará sair na frente da concorrência.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.