Pular para o conteúdo

Fogão a gás ou elétrico: conheça as diferenças entre os tipos de fogão

    Fogão a gás ligado

    Confira quais são as diferenças entre os tipos de fogão e quais atendem aos seus objetivos

    Ao planejar a sua cozinha, seja ela gourmet ou não, bate aquela dúvida sobre qual tipo de fogão optar, um que tenha forno elétrico ou os tradicionais a gás? Por isso, se quer saber qual é a melhor opção, acompanhe a leitura até o final, pois, aqui, explicaremos algumas diferenças.

    Atualmente, o mercado oferece diversos modelos e fontes de abastecimento para os fogões. Os mais comuns são os com funcionamento a gás e elétrico. No entanto, tem aqueles por indução, que falaremos melhor a seguir, bem como os de lenha, que em algumas casas vem ganhando espaço, seja internamente ou externamente.

    Dessa forma, dependendo da estrutura da sua cozinha e do seu objetivo, escolha aqueles que apresentam maior adaptação à sua realidade, não fugindo do seu orçamento. Já que, ao preferir pelo design, os gastos podem ser maiores, como investimentos em contas de luz mais caras ou até mesmo aquela reforma para comportar o modelo. 

    Quais são as diferentes formas de abastecimento do fogão?

    No momento de escolher qual modelo comprar, é importante pensar em tudo: a forma de abastecimento, o local em que ele ficará e, principalmente, nos custos para mantê-lo em funcionamento. 

    Entre os exemplares disponíveis para venda, encontram-se aqueles que funcionam a gás, esses são tradicionais e mais acessíveis aos bolsos dos brasileiros, os cooktops que possuem dois diferentes meios, sendo por botijão (GLP), elétrico e por indução, sem esquecer dos que utilizam lenha. 

    Fogão a gás

    Apesar de utilizar a energia elétrica para acender o fogo, não é necessariamente a fonte de abastecimento deles. São os mais conhecidos, se não os mais vendidos. Apesar do aumento do gás de cozinha, essa opção ainda aparece como a mais favorável. Desde modelos com duas até seis bocas, a praticidade do uso deles o torna vantajoso e de fácil substituição.

    Uma desvantagem apontada é a probabilidade de ocorrer acidentes com explosões do botijão. Contudo, há o benefício de as bocas aquecerem rapidamente, possibilitando o preparo do alimento com mais velocidade. Além disso, outra vantagem está no fato de já serem vendidos com os fornos acoplados.

    Dentre os exemplares vendidos estão os cooktops, que são fabricados com o material de vitrocerâmica, o que os torna mais fácil de limpar do que o de ácido inox. Quem reside em condomínio tem a alternativa de não precisar comprar o botijão, já que o próprio condomínio oferece esses serviços descontados no valor.

    Fogão elétrico

    Os queridinhos das pessoas que sonham com uma cozinha planejada, os fogões abastecidos por fontes elétricas apresentam modelos como os cooktops, que se encaixam em uma bancada. Eles são práticos de utilizar, basta conectá-los à energia, sem precisar fazer as trocas do botijão. Porém, isso os torna um pouco mais caros, já que as contas de energia são cobradas com o valor da sua utilização.

    Uma desvantagem está associada ao investimento separado que terá que ser feito do fogão e do forno. Ocupam pouco espaço, são fabricados de tamanhos e quantidades de bocas diversas. As correntes elétricas aquecem as bocas que passam o calor para as resistências, esquentando as panelas. Com uma tecnologia moderna, são mais seguros, com regulagem da temperatura mais precisa.

    Fogão por indução

    O fogão por indução também é produzido em moldes de cooktop, desenvolvido com desligamento automático entre outras funções que trazem maior segurança durante o uso. 

    Esses equipamentos com indução eletromagnética ficam quentes por causa do campo eletromagnético presente no interior do fogão, que produz calor. Por isso, para esse tipo, é necessário panelas feitas de material de aço inoxidável ou ferro magnético, pois agem como imãs preservando o calor da panela, bem como do alimento. 

    Fogão a lenha

    Ter um fogão a lenha antigamente era para quem morava em cidades do interior. Todavia, a modernidade das cozinhas gourmet ou a acomodação desse modelo na cozinha interna facilitou para que muitas pessoas, que moram nos centro urbanos, adquirissem esse fogão.

    A fonte de combustível acontece por meio das lenhas e madeiras. Geralmente, utilizados nas reuniões de família no final de semana, a sua serventia está relacionada também por ser uma excelente opção de economia de gás ou da energia. Além do mais, preparar as refeições nesse modelo de fogão intensifica o sabor.

    Um desfavorecimento é a sujeira que fica nas panelas em razão das fumaças emitidas pela queima das madeiras. Nesse caso, prefira panelas de barro. Outra desvantagem é por ocuparem espaços maiores do que os outros tipos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *