O DR no marketing digital quer dizer Domain Rating ou classificação de domínio. E com a chegada dessas ferramentas e da internet, fica claro que todos precisam ter consciência do que representa essa sigla.
Não importa se é gestor de uma marca de retífica industrial, certamente você usará tal conceito para que seu site ganhe mais visitantes e gere leads de qualidade. Quer compreender melhor? Então, continue com a gente!
O que é DR?
O Domain Rating é uma métrica que prevê a probabilidade de um domínio ou de uma página ser classificado nos resultados do mecanismo de pesquisa, como o Google ou Bing. Esta medida é determinada em uma escala que vai de 1 a 100.
Embora esses algoritmos sejam um mistério para todos nós, sabemos que é calculado observando vários fatores importantes, incluindo o domínio raiz e o número total de backlinks. Portanto, se formos comparar, é como um rebocador elétrico, que quanto mais potente, mas entrega para aquele que o adquiriu.
Considerando que a classificação de domínio de um site mede a força do mesmo, também há uma pontuação atribuída a cada página, chamada Domain Authority.
O que é Domain Authority?
Domain Authority (DA) é uma pontuação de classificação do mecanismo de pesquisa que prevê a probabilidade de um site ser classificado. São baseadas em dados que têm a ver com Machine Learning para encontrar, de forma excelente, aquele link que chegue mais de quesitos como confiabilidade, backlinks interessantes, quantidade de palavras e assim por diante.
Resumidamente, tanto DR quanto DA são ferramentas diferentes, mas acabam se complementando para haver melhor entendimento do posicionamento. Outra dica é a seguinte: se for escrever um texto sobre impressora térmica não fiscal, por exemplo, prefira algo acima das 2000 palavras, com um conteúdo relevante, porém não muito complexo de se entender.
Como calcular o DR?
Muitas ferramentas de SEO tem esse cálculo já disponível e verificam a classificação de domínio rapidamente. Para cada uma dessas ferramentas, você pode encontrar o perfil de backlink completo do seu site, além de perfil de link, classificação de domínio e etc.
Para o marketing digital, isso é tão imprescindível quanto uma instalação de placa solar para economia de energia. Já que terá mais facilidade de conseguir leads de qualidade e uma possibilidade de retenção dos mesmos.
Quer mais? Com isso, certamente haverá lucros coerentes e que crescerão gradativamente.
Crie uma estratégia de backlinks de alta qualidade
Como os backlinks são fundamentais para o aumento desses números, crie uma estratégia de marketing de conteúdo, bem como uma estratégia de criação de links. Portanto, primeiramente, realize pesquisas de palavras-chave, crie conteúdo de alta qualidade, escreva Guest Posts e, desta forma, estará no caminho certo para propagação da marca.
Não há como negar que outra dica é começar a estudar os princípios básicos de SEO. Isso pode ser um fator de classificação diferencial na pontuação de DA, pois quanto melhor a experiência do usuário, mais popular ele se torna e mais links de entrada obterá naturalmente.
Você deve prestar atenção ao seu SEO na página, certificar-se de que é compatível com dispositivos móveis e adicionar links internos, pois eles ajudam a classificação do seu mecanismo de pesquisa. Mas vá além e verifique as palavras de transição que ali se encaixam e coloque a tag alt no momento certo.
Fique de olho nos seus concorrentes ou eles o ultrapassarão
O marketing, de um modo geral, é como uma corrida e apenas um fica na dianteira. Seus concorrentes são o melhor indicador do progresso da classificação do seu domínio. Com isso, tente auditar os backlinks deles por meio do explorador de links da sua ferramenta de SEO favorita.
Isso pode ajudar a identificar sites com links para conteúdo semelhante ao seu. Enfim, o marketing digital tende a ganhar mais força quando todas essas estratégias interagem e dialogam entre si.
Dicas para aumentar o DR e ampliar o impacto do marketing digital
Além das dicas que demos acima, fique de olho também em um conteúdo com alta qualidade. Ou seja, não copie textos e faça com que seja único, além de informativo e relevante. Tenha periodicidade na hora de atualizar seu blog, site e redes sociais.
Mas não para por aí! Esteja atento também para:
- a otimização de palavras-chave: Utilize palavras-chave relevantes para o seu conteúdo e siga as instruções ‘ao pé da letra’, ou seja, coloque-as na meta descrição, na tag alt e etc. Isso irá melhorar a classificação nos resultados de pesquisa;
- a experiência do usuário: Tenha um site fácil de usar e navegar, com carregamento rápido das páginas e design responsivo (que se adapta tanto em smartphones quanto em tablets, notebooks e PCs);
- a inserção de HTML5: Também chamada de marcação semântica, o HTML5, irá ajudar o Google e demais mecanismos de busca a entender o conteúdo do seu site.
Com todas essas dicas colocadas nesta pauta, fica mais fácil de compreender o quanto o DR moldará seus ganhos, assim como o marketing tradicional fazia a décadas atrás.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais