Quer saindo do tédio à inspiração, torne o ambiente mais, atraente, reformando um móvel, dar utilidade a um objeto que seria descartado, repaginar aquilo que já não condiz com o seu estilo ou até mesmo trazer mais vida ao espaço são alguns dos diversos motivos por trás da necessidade de mudança no ambiente doméstico.
Seja qual for a razão, é imprescindível utilizar da criatividade para poder alcançar essas e outras transformações dentro de casa. Pode ser que você prefira restaurar uma mesa de madeira usando uma plaina elétrica ou ainda pintar uma parede do cômodo em que você estuda, por exemplo.
Tudo isso é válido quando se deseja criar um espaço mais estimulante e com a sua cara. Pensando nisso, separamos algumas ideias que podem lhe ajudar nessa transformação do ambiente sem, necessariamente, gastar muito para conseguir um bom resultado.
Como estimular a criatividade no ambiente doméstico?
Personalização dos espaços
Uma das ideias mais interessantes para conseguir criar um espaço mais estimulante dentro de casa é a personalização. Isso significa trazer toda gama de peças e cores que tenham a ver com você e com os demais moradores.
Quem é aficionado por games, séries e animes, por exemplo, pode resgatar alguns dos elementos temáticos para a decoração, como almofadas, bonecos ou canecas. Por sua vez, os minimalistas podem preferir um espaço mais neutro, sem tantos adereços, mas sem perder um toque de sofisticação.
Pintura de paredes e teto
Já é sabido que as cores influenciam o nosso emocional de maneira significativa, algo que é, inclusive, um campo da psicologia. Então, porque não utilizá-las ao seu favor? Antes de partir para a pintura, lembre-se de considerar a utilidade de cada cômodo, pensando em quais emoções condizem com cada ambiente.
Uma sala de estar pode ganhar características mais aconchegantes quando há a presença de tons terrosos e claros, ao passo que um quarto merece cores mais próximas do azul e do branco. Se você tem um espaço onde a criatividade é indispensável, a pintura deve contar com a presença do vermelho e laranja.
Restauração de móveis
Sabe aquele móvel que você não quer se desfazer, mas que, ao mesmo tempo, não está favorecendo a decoração? Você pode dar uma nova cara a ele ao optar por um trabalho de restauração bem feito. A troca do estofamento de sofás e poltronas é um bom exemplo disso.
No caso de peças de madeira, é preciso verificar a necessidade de deixá-las mais lisas, usando uma plaina elétrica, por exemplo, ou mesmo fazendo a envernização delas. Troca de pés e pintura também entram no leque de possíveis restaurações.
Ajustes na iluminação
A iluminação pode tanto ser favorável quanto desfavorável para qualquer tipo de ambiente. Em se tratando de escritórios ou salas de estudo, é imprescindível que as luzes sejam claras e brancas para ajudar a melhorar a concentração. O aproveitamento da luz solar também é algo importante.
Já no quarto e na sala de estar, as luzes podem ser amareladas para resgatar a maior sensação de conforto visual e, até mesmo, estimulantes para um momento de maior descanso e descontração.
Uso de plantas
Por fim, mas não menos importante, o uso de plantas dentro de casa é também de grande ajuda, já que traz um pouco do verde da natureza para o local onde moramos. Atente-se, porém, para as necessidades de cada espécie.
Há algumas que precisam ficar posicionadas próximo de onde há radiação solar, ao passo que outras podem ficar à sombra, sem falar na necessidade de maior ou menor hidratação delas.