A Black Friday é um evento comercial que acontece anualmente nos Estados Unidos, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Nos últimos anos, o evento tem sido cada vez mais popular em outros países e já é considerado o maior dia de compras do ano.
Além disso, com o crescimento do comércio eletrônico, a Black Friday também se tornou um grande evento para as lojas online, até mesmo aqueles de confecção de uniformes para os funcionários da empresa.
Para as empresas B2B, esse período é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar os consumidores. No entanto, é importante saber como aproveitar essa data para atrair os clientes certos e oferecer descontos atrativos.
Neste artigo, vamos mostrar como sua indústria B2B pode aproveitar a Black Friday para ter sucesso e aumentar as vendas. Gostou da pauta? Então fique conosco!
A origem da Black Friday no mundo B2B
A origem da Black Friday é incerta, mas há algumas teorias. Uma das mais populares é que esse evento foi criado pelo National Retail Federation (NRF) nos Estados Unidos para marcar o início oficial do período de compras de fim de ano.
Outra teoria é que a Black Friday foi formada pelos varejistas para compensar as perdas financeiras durante o ano tirando tudo da caixa de papelão. A Black Friday também pode ter origem nas contabilidades dos varejistas, que usavam esse termo para se referir às vendas positivas, ou seja, vendas que resultaram em lucro.
Independentemente da sua origem, a Black Friday tornou-se um evento comercial global e uma importante data no calendário de compras para muitas empresas B2B.
Por que a Black Friday é importante para as empresas B2B?
A Black Friday é importante para as empresas B2B por vários motivos. Primeiro, ela é uma ótima oportunidade para as empresas oferecerem descontos em seus produtos e serviços, como uma empresa de injetora de plástico.
Afinal, isso pode ajudar a atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Além disso, essa é uma excelente forma de chamar a atenção dos clientes para o que sua empresa tem de melhor para oferecer.
Como as empresas B2B podem se preparar para a Black Friday?
Muitas empresas industriais já começaram a se preparar para a Black Friday, uma das datas mais importantes do varejo. E é compreensível: como um dos principais eventos de compras do ano, pode gerar um grande volume de vendas para as empresas que estão preparadas.
A Black Friday cai no final de novembro e, neste ano, ela será dia 25. Mas os varejistas não esperam até o último minuto para iniciar suas campanhas promocionais. Pelo contrário: as principais lojas já estão divulgando suas ofertas despertando o interesse dos consumidores.
Como as empresas B2B devem se preparar para a Black Friday?
Por isso, é importante que as empresas industriais, que forneçam alarmes de incêndio, por exemplo, estejam atentas às tendências da Black Friday e se preparem para atender à demanda dos clientes nesse período. Aqui estão algumas dicas para ajudar sua empresa a se preparar:
1. Defina uma estratégia promocional
Antes de qualquer coisa, é preciso definir qual será sua estratégia promocional para a Black Friday. Isso inclui escolher os produtos que serão oferecidos com desconto, bem como o percentual de desconto que será concedido.
Dessa forma, é importante decidir se haverá alguma promoção especial, como sorteios ou brindes para quem comprar determinados produtos.
2. Prepare seus produtos
Uma vez que você definiu sua estratégia promocional, é hora de preparar os produtos que serão oferecidos com desconto. Isso significa separar os itens que serão colocados à venda e fazer um estoque adequado, para evitar problemas de falta de produto no meio da promoção.
Se possível, faça também uma lista dos produtos mais procurados pelos consumidores na Black Friday, para ter certeza de que terá esses itens disponíveis.
3. Capacite sua equipe
Outro ponto fundamental é capacitar sua equipe para atender à demanda durante esse evento. É preciso treinar os funcionários para lidar com o grande volume de pedidos e clientes nas lojas e nos canais online durante essa data.
Dessa forma, é importante garantir que todos estejam familiarizados com as regras da promoção e saibam informar corretamente os clientes sobre os produtos em oferta e as condições da promoção.
4. Prepare seus canais online
Nos últimos anos, cada vez mais usuários realizam suas compras pela internet, inclusive aqueles que buscam por produtos industriais. Por isso, é essencial garantir que seus canais online estejam preparados para atender à demanda nesse período.
Isso inclui ter um site ou loja virtual bem organizado, com todas as informações necessárias sobre os produtos em oferta, bem como um sistema robusto de pagamento e entrega.
Pós-Black Friday: o que fazer com os resultados?
Como varejista, você sabe que o Black Friday e o Cyber Monday são dias extremamente importantes para o seu negócio. É quando você pode fazer muitas vendas e aumentar consideravelmente suas receitas.
No entanto, após os dias de grandes promoções, é necessário analisar seus resultados para saber o que funcionou e o que não funcionou. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso:
1. Analise as estatísticas do seu site
Verifique as estatísticas do seu site para saber quantos visitantes ele teve durante o Black Friday e no Cyber Monday. Além disso, é importante verificar qual foi a taxa de conversão dos visitantes em clientes. Isso lhe dará uma ideia de quanto sucesso sua campanha teve.
2. Avalie as opiniões dos clientes
Depois de analisar as estatísticas do seu site, lembre-se de avaliar as opiniões dos seus clientes. Você pode fazer isso procurando na internet ou enviando pesquisas para os clientes que compraram em seu site durante o Black Friday e o Cyber Monday.
Assim, você terá uma ideia do que os clientes gostaram e não gostaram da sua campanha e também lhe dará insights valiosos sobre como melhorar sua campanha no ano que vem.
3. Analise os custos da campanha
Por fim, depois de avaliar as estatísticas do seu site e as opiniões dos clientes, é essencial analisar os custos da sua campanha de Black Friday / Cyber Monday, para ter certeza de que os custos foram cobertos pelas vendas geradas nessa data especial.
Caso o lucro fique no negativo, é necessário traçar uma estratégia para identificar onde foram os erros e como eles podem ser resolvidos nas próxima vez.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.