Abrir um e-commerce é sem dúvidas, uma tarefa extremamente desafiadora e empolgante ao mesmo tempo, começar a vender seus próprios produtos online, colocar sua etiqueta personalizada na embalagem, ter o seu próprio site, gerenciar sua loja virtual, realizar a divulgação nas redes sociais, tudo isso dá muito trabalho enquanto pode ser extremamente recompensador.
Entretanto, existe um fator que deve ser levado em consideração que muitas pessoas acabam esquecendo na hora de montar seu e-commerce: a precificação. Muitos empreendedores virtuais acabam simplesmente copiando os preços de outras lojas que atuam dentro do seu segmento, ou acabam até mesmo, chutando um valor que acreditam ser o mais indicado.
Mas a precificação é uma parte tão importante quanto a estruturação virtual da sua loja, é preciso seguir regras, entender e definir um valor que seja justo, correspondente ao seu trabalho, ao preço de criação do produto, a entrega e diversos outros fatores que precisam ser levados em consideração.
Lembre-se: a competitividade do preço pode ser determinante para o público escolher de qual loja ele vai comprar seu produto, se for muito alto vai acabar afastando os clientes, já muito baixo pode passar a impressão de golpe ou fazer com que você saia no prejuízo.
É crucial que você tenha equilíbrio, e para te ajudar nessa jornada, no texto de hoje vamos separar algumas dicas de como você pode definir preços competitivos para seus produtos e serviços em seu e-commerce, bora conferir como realizar essa precificação? Então vamos lá!
Defina os objetivos da sua loja virtual e saiba o que você quer
Para você construir uma precificação justa, é preciso primeiro definir quais são os objetivos da sua empresa e entender, ao certo, o que o seu e-commerce está buscando dentro do mercado.
Se você deseja que sua loja virtual seja uma opção mais acessível para as pessoas comprarem seus produtos, é recomendado que visualize um preço mais baixo, já se acha que todo o seu trabalho manual feito com uma chapa de aço inox é trabalhoso, feito sob encomenda e para um público mais “seleto”, então é preciso jogar um preço um pouco mais salgado.
Tudo vai depender daquilo que você deseja e do que você quer que a sua loja faça, é preciso colocar na balança quais são seus objetivos, seus desejos, e o que a sua empresa procura dentro do mercado, esse é o primeiro ponto a ser analisado para definir a sua precificação.
Entenda os seus consumidores
Para que você tenha um preço competitivo é necessário entender quem é o seu público e o quanto eles estão dispostos a pagar pelos seus produtos ou serviços, de nada adianta querer fazer uma marca com uma grife mais elevada se o seu público-alvo tiver uma renda baixa ou for considerado mais “popular”.
Procure estudar bem, avaliar e definir quem é a sua persona e o seu público de maneira totalitária, colete dados e informações que auxiliem você a avaliar o perfil de cada um, e entender melhor quais são seus gostos, suas preferências e é claro, o quanto eles estão dispostos a pagar de acordo com seus produtos.
Por ser uma loja virtual, você não tem a avaliação de localização, onde uma marca instalada em um bairro mais rico tende a cobrar mais e talvez no centro as coisas fiquem mais baratas, sendo assim, o seu real critério deve ser justamente as pessoas que compram e acessam a sua loja.
Precifique os seus custos
Quanto você gasta para produzir um produto que é comercializado? Um ponto importante é justamente saber precificar seus custos e quanto cada unidade que você produz acaba saindo do seu bolso.
Caso você mesmo crie os produtos, é preciso ver alguns detalhes como materiais para a criação, energia gasta no seu grupo gerador de energia, internet, locação do espaço de produção, divulgação, manutenção da loja.
Já se você trabalha com revendas ou possui um fornecedor, é preciso colocar na balança o quanto você gasta para que o produto chegue na mão dos seus clientes.
Esse é um cálculo um tanto quanto delicado, mas é crucial para que você consiga fazer uma precificação justa e compatível com aquilo que você gasta, coloque tudo na ponta do lápis, monte uma planilha completa, e entenda seus gastos antes de definir quanto serão seus ganhos.
Avalie a sua concorrência
Neste ponto, você já deve saber quem são as lojas virtuais que são consideradas concorrentes da sua, certo? Então agora é o momento de começar a avaliar seus concorrentes e entender melhor quais os preços eles colocam em produtos similares que você também vende.
Você não pode exagerar muito e nem definir um preço muito caro em produtos que são considerados similares ao seu, mas também não pode baixar tanto o preço a ponto de praticamente não lucrar ou até mesmo de parecer um golpe.
Faça uma pesquisa de mercado, separe pelo menos outros 10 e-commerces que vendem produtos similares e monte uma média dos valores que estão sendo comercializados dentro dessas lojas, isso vai te ajudar a ter conhecimento sobre a média de preços do mercado, os limites mínimos e máximos para a sua precificação.
Defina a cadeia de valor e bata o martelo no preço final
Fechando nossa lista, temos a chamada cadeia de valor, aqui você vai colocar tudo o que citamos acima que podem influenciar o valor final do seu produto, ou seja, literalmente todos os seus gastos, objetivos, concorrência e avaliação do público.
Entenda o quanto você gasta desde a necessidade do laudo avcb até o sistema logístico para a entrega, tenha calma e define muito bem os valores com base em tudo que foi visto até agora.
Faça anotações pontuais, e procure compreender o quanto os seus produtos valem, seja extremamente criterioso, deixe tudo muito bem anotado, não se precipite e tenha a certeza antes de bater o martelo e concretizar a sua escolha.
O que achou do texto de hoje? Preparado para precificar os produtos do seu e-commerce? Conte para a gente o que achou sobre ele e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!