O aparelho transparente é uma das inovações tecnológicas da odontologia que mais fazem sucesso.
Isso porque, esse tipo de aparelho promete um sorriso estético e corrigido, sem que o paciente precise passar por um processo desconfortável, que implica em mexer com a estética daquela pessoa.
Por esse motivo, muitos pacientes que precisam de um tratamento ortodôntico acabam evitando o processo, justamente por quererem evitar o ‘sorriso de metal’.
Dessa forma, além de evitar essa característica, o aparelho transparente também proporciona um tratamento mais rápido e mais limpo, já que ele é um móvel, o que favorece a higiene bucal.
Sabendo disso, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito de como funciona o aparelho transparente, quais são as principais vantagens e desvantagens desse tipo de tratamento ortodôntico.
Além disso, é preciso entender os custos do aparelho dental transparente e assim, conseguir decidir qual o melhor tratamento para você e para a saúde do seu sorriso.
Como funciona o aparelho transparente?
Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, o aparelho transparente nada mais é do que um tipo de alinhador dental, só que mais moderno e com um proposta mais estética do que os metálicos convencionais.
Dessa forma, como o nome mesmo já diz, o aparelho dental invisível ou transparente, é formado por um material completamente incolor.
Então, ele por sua vez fica sob os dentes e pode ser removido para higiene bucal, evitando assim, o surgimento de cáries e da gengivite, por exemplo.
Além de ser mais estético, esse tipo de aparelho, por ser mais moderno e tecnológico, também é capaz de trazer mais conforto ao paciente durante o seu uso.
Assim como é possível favorecer a saúde bucal, bem como é mais rápido e pode trazer resultados significativos na metade do tempo de outros tipos de aparelhos.
Quais são as vantagens e desvantagens em relação a outros tipos de aparelhos?
Para ter um panorama ainda melhor a respeito das características dos alinhadores invisíveis ortodônticos, confira a seguir as principais vantagens e desvantagens desse tipo de tratamento.
Menos dolorido
Uma das maiores vantagens desse tipo de tratamento é justamente pelo fato dele ser confortável já que não precisam dos fios que são utilizados nos aparelhos fixos.
A ponta desses fios é justamente o que ocasiona os piores incômodos no momento do procedimento.
Mais fácil de higienizar
Assim como mencionado acima, esses aparelhos são móveis. Portanto, é fácil retirá-los e escovar os dentes de maneira adequada para evitar problemas bucais, como por exemplo:
- Cáries;
- Gengivite;
- Halitose;
- Placas bacterianas;
- Tártaro.
Além disso, esses problemas bucais podem levar o paciente a perder os dentes e levá-lo a necessidade de colocar prótese de porcelana.
Menos visitas ao dentista
Todo tratamento ortodôntico precisa de manutenção, que por sua vez nada mais é do que ocasiões em que os dentistas fazem os ajustes necessários.
Pois bem, com os aparelhos invisíveis, essas visitas e manutenções podem ser menos regulares e isso se dá justamente graças às tecnologias presentes nesses alinhadores.
Mais discreto
Por último, mas não menos importante, a principal vantagem do aparelho transparente é justamente a sua estética, que favorece a aparência natural do sorriso do paciente, o que conta para um conforto maior durante todo o tratamento.
Custo mais alto no curto prazo
Apesar de ser uma ótima opção, a verdade é que nem tudo são flores e, devido aos inúmeros benefícios e inovações tecnológicas.
Então, o aparelho transparente acaba sendo menos acessível e mais caro do que os alinhadores ortodônticos mais tradicionais, como os metálicos que possuem borrachinhas.
Não atende a alguns casos específicos
Outro ponto ruim é que o tratamento com esse modo de aparelho não é recomendado para 100% das ocasiões. Em algumas situações mais complexas, com dentes muito tortos ou desalinhados, a placa pode não alcançar toda a arcada e tornar-se ineficiente.
Qual é o custo do tratamento com aparelho transparente?
O preço de um aparelho varia muito conforme o tipo. Apenas como indicação, um aparelho fixo convencional (fixo metálico) custa na faixa de R $500,00 a R $1000,00. Já para o fixo estético (brackets transparentes), o preço deve variar entre R$ 1000,00 a R$ 2500,00.
Em conclusão, os aparelhos dentários transparentes têm se tornado uma escolha cada vez mais popular para pessoas que buscam uma opção estética e funcional para corrigir problemas dentários.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.