Saiba no que ficar de olho quando for avaliar o estado dos pneus do seu veículo
A troca de pneus faz parte da rotina de cuidado de um automóvel. Isso acontece cedo ou tarde, mas ninguém pode deixar de fazer a troca do seu pneu 175/65 r14 quando chegar a hora. Afinal, a boa condução e a estabilidade do veículo dependem do nível de conservação desses equipamentos.
Mas quais são os sinais mais típicos de que chegou esse momento? O que você pode fazer para aferir a boa condição dos pneus? Conheça os principais indícios de desgaste dos pneus e dicas para conservá-los por mais tempo.
Altura dos sulcos
Todo pneu tem o Tread Wear Indicator (TWI), ou “Indicação de Desgaste de Banda”. Se esse indicador estiver abaixo do nível indicado, que é de 1,6 milímetro, é sinal de que o pneu está ficando “careca”. Além de ser perigoso, andar nessas condições é considerado uma infração de trânsito, que rende multa e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Teste da moeda
Já ouviu falar do “Teste da moeda”? Ele serve para conferir o método acima. Com uma moeda de 1 real, coloque-a nos sulcos do pneu. A borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm, que indica a altura mínima que os sulcos devem ter. Assim, se ao colocar a moeda a borda dourada estiver visível, é um indicativo de que o pneu precisa ser trocado.
Pneu danificado
A vida do pneu é marcada pelos imprevistos encontrados nas vias. Buracos, colisões com o meio fio ou objetos no caminho vão danificando a estrutura do pneu. A verdade é que muita coisa pode danificá-los, rasgando, furando ou causando as bolhas que, se estourarem, podem causar acidentes graves. Assim, ao perceber alguns desses problemas, o ideal é trocar o pneu.
Validade dos pneus
Sabia que pneu também tem prazo de validade? Oficialmente, eles não têm a validade escrita igual aos produtos encontrados no supermercado, mas existem períodos que indicam o tempo sugerido de duração do pneu. O primeiro deles é 5 anos após a data de fabricação. A partir do sexto ano, os compostos do pneu começam a apresentar deterioração, independentemente do seu uso. Contudo, o pneu pode ainda ser usado até um prazo máximo de 10 anos, desde que esteja em boas condições.
Como conservar o bom estado dos pneus?
Mesmo antes de trocar os pneus do seu carro ou moto, é interessante conhecer algumas atitudes que ajudam a manter os pneus conservados por mais tempo. Ao prolongar a vida útil dos pneus, o bolso agradece, já que não será necessário fazer a troca por um novo tão cedo.
Calibre os pneus regularmente
Você quer que os pneus do seu veículo deem o seu máximo na cidade ou na estrada? Então certifique-se de que eles estão bem calibrados. Esse procedimento, que deve acontecer semanalmente, deve ser feito com cuidado, pois pressão de menos ou em excesso é prejudicial.
Quando se tem menos ar do que o necessário nos pneus, a direção fica mais pesada, o que torna o carro mais difícil de controlar. Isso também desgasta mais os pneus e aumenta o consumo de combustível. Já quando a pressão é exagerada, o centro da banda de rodagem se desgasta mais rapidamente. Isso compromete a estabilidade nas curvas, pois há menos contato do pneu com o solo.
Faça alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros
Você já deve ter se cansado de ouvir que, de tempos em tempos, é preciso fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus do seu carro. Esse conselho pode ser batido, mas é importante. Se as rodas estão desbalanceadas, o carro perde estabilidade, tração e há mais desgaste dos pneus e de outras partes mecânicas.
Por sua vez, o desalinhamento é igualmente incômodo e irritante. Ele faz com que o veículo fique mais instável e inseguro, tornando a direção mais cansativa e também perigosa para o condutor e os demais. Assim, o ideal é que após rodar 10 mil quilômetros, seja feito esse procedimento com o mecânico.
Adote o rodízio de pneus
Quando se fala em rodízio, muita gente pensa em rodízio em uma churrascaria ou pizzaria. Mas sabia que esse termo também é utilizado quando o assunto são carros? É recomendado que os motoristas procurem fazer o rodízio dos pneus dos veículos, pois essa é uma atitude que compensa a diferença de desgaste entre eles.
No entanto, a frequência do rodízio não será a mesma para todos os veículos. Para carros com pneus diagonais de passeio, deve acontecer a cada 5 mil quilômetros rodados. Já se o veículo tem pneus radiais de passeio, o rodízio acontece um pouco depois, a cada 8 mil quilômetros.