Quando uma empresa começa a investir em uma campanha de marketing, o que se espera é que essa postura consiga trazer um bom resultado. Por isso, é fundamental entender como mensurar uma ação como essa dentro do mercado.
Desde que a industrialização tomou conta dos padrões produtivos, a comunicação se tornou um fator primordial para que as marcas pudessem criar uma lógica de consumo que conseguiria lidar com impactos importantes no mercado.
Desta maneira, alguns elementos passaram a fazer parte dessas orientações, principalmente a partir do desenvolvimento das mídias de massa, fazendo com que essas mensagens pudessem chegar de forma mais objetivos.
Nesse caso, há uma compreensão que acaba sendo fundamental que é a de que o mercado foi se adaptando a essa linguagem do marketing, já que ela foi que deu a possibilidade do consumo e a produção se encontrarem em um lugar comum.
Essa afirmação tem a ver com uma diferenciação bastante grande a respeito de como o mercado se comportava antes e como ele passou a se comportar depois das metodologias industriais.
Isso tem a ver, principalmente, com a necessidade de elevar a lógica de consumo para um novo padrão e, por conta disso, até os dias de hoje o marketing é considerado na hora que as empresas definem algum objetivo de ampla cobertura.
Do rádio até a televisão, é fundamental entender que essa estratégia cumpriu um papel essencial na criação de recursos de vendas que fizeram com que as empresas pudessem crescer de forma ainda mais ampla.
Portanto, um perfil analítico que conseguisse dar conta de todas essas dinâmicas passou a ser importante, indo de aspectos de análise de mídia até, em outras instâncias, a avaliação dos resultados alcançados.
É possível dizer, nesse caso, que, com o passar dos anos, o marketing foi ganhando um caráter cada vez mais científico, ajudando a trazer algumas previsões a respeito das possibilidades de uma implementação.
A importância do marketing
Com base em todos esses elementos, é possível entender que o marketing acaba cumprindo um papel essencial dentro dessas estruturas de mercado, já que ele ajudou a formular, inclusive, o consumo moderno.
Desta maneira, é possível que alguns recursos sejam levados em consideração na hora de pensar em como o marketing ajudou a criar uma dinâmica tão memorável do ponto de vista do mercado.
Não há empresa que não tenha obtido algum tipo de sucesso a partir desse mecanismo, uma vez que ele ajudou a criar uma lógica de consumo cada vez mais sólida do ponto de vista dos mais diversos segmentos.
Se, por exemplo, a intenção for elevar o número de contratações para um serviço de locação de impressora laser colorida, torna-se fundamental pensar no marketing como uma ferramenta que irá garantir esse fim.
Isso acontece, justamente, porque ele tem uma capacidade de produzir um impacto cada vez mais sólido a partir de todas as ferramentas que estão disponíveis em cada período histórico.
Portanto, é importante, também, que haja uma orientação que consiga lidar com uma análise apurada de todas as possibilidades de investimentos que podem ser feitos.
Por exemplo, uma propaganda de um serviço de envidraçamento de sacada automatizado nos dias de hoje, não segue o mesmo padrão de comunicação de um anúncio da década de 50.
Há uma noção de adaptação cada vez maior do marketing, o que pode ser um fator determinante para demonstrar uma possibilidade de lidar com os mais diversos desafios propostos dentro do mercado.
Pensamento estratégico no marketing digital
A chegada do marketing digital como um elemento importante para as empresas passou a ser um fator novo para estruturar algumas dinâmicas de atuação dentro dos segmentos de mercado.
Hoje em dia, há um apelo muito grande para o conjunto de ferramentas que serão utilizadas, uma vez que cada combinação pode trazer uma forma diferente de fazer essa abordagem com o mercado.
Ou seja, uma empresa que trabalha com fachada cortina de vidro pode fazer uso das redes sociais para anunciar seus produtos, mas, ao mesmo tempo, investir em SEO para atrair ainda mais clientes.
Com base em todos esses aspectos, torna-se importante entender como fundamentar essas escolhas baseadas em dados, garantindo que o impacto tenha um viés cada vez mais preciso.
Inclusive, essa é a grande vantagem do mundo digital em relação ao analógico: a fundamentação de dados para estruturar estratégias.
Desta maneira, seja para vender uma estrutura metálica para empreiteiras ou um tênis para o consumidor final, essas estratégias precisam ser uma base sólida em dados.
O que são métricas de marketing?
Com base nisso, é possível afirmar que toda estratégia de marketing precisa de uma sustentação sólida em dados e, por conta disso, há uma série de métricas que visam qualificar ainda mais esses dados.
Os indicadores de desempenhos, hoje em dia, são elementos que podem fazer com que, por exemplo, uma empresa que trabalha com venda de cortina rolo automática tenha uma percepção bastante sólida a respeito de sua produção.
Desta maneira, o marketing acaba se valendo, também, desses indicadores que são produzidos digitalmente, o que pode ser um fator essencial nesse sentido.
Assim, as métricas de marketing conseguem fazer uso de informações e dados disponibilizados pelas plataformas e, também, a partir das atuações da empresa, o que pode ser um grande diferencial.
Com base em todos esses elementos, torna-se mais fácil colocar esses números dentro de possibilidades matemáticas que consigam trazer algumas informações a respeito do desempenho de uma campanha.
Há, nesse caso, uma série de vantagens que esse tipo de perspectiva pode trazer. Algumas delas são:
- Decisões assertivas;
- Melhoria das campanhas;
- Ações mais objetivas;
- Adaptações em tempo real.
Esses são elementos essenciais que podem, por exemplo, fazer com que haja uma noção mais assertiva do ponto de vista da elevação de leads em um site de uma empresa que trabalha com entrega de documento motoboy.
Quais são as principais métricas?
Há, diante de todos esses pontos, algumas métricas que podem ajudar a consolidar uma boa dinâmica de ação dentro de um mercado de uma forma geral. Por isso, é fundamental compreendê-las.
ROI
O ROI tem a ver com retorno em relação ao investimento feito pela empresa, sendo um dos fatores decisivos para compreender se há ou não uma perspectiva lucrativa dentro dessas instâncias.
Desta forma, por exemplo, uma empresa de materiais de construção que investiu massivamente no anúncio de piso industrial de alta resistência pode compreender se essa ação está bem estabelecida ou não.
CPM, CPC e CPA
Essas são métricas que dizem respeito ao custo estabelecido pelas plataformas para que as empresas consigam entender se vale ou não investir.
O CPM, o CPC e o CPA seguem o mesmo tipo de orientação, sendo que, respectivamente, um atual sob uma lógica de mil pessoas atingidas, a outra por cliques obtidos e, por último, por aquisição feita.
Tráfego orgânico e pago
Esse também é um fator bastante importante, uma vez que é possível perceber a origem de cada lead, ajudando as empresas a compreenderem quais investimentos estão gerando mais resultados.
Como interpretar dados de campanha?
Há, diante de todos esses indicadores, alguns dados que precisam ser interpretados de forma sofisticada para que, assim, as empresas tenham uma atuação mais sólida a respeito de alguns elementos de interações com o mercado.
Por isso, alguns passos precisam ser dados de forma bastante elaborada para que esse fim seja realizado.
Entender como coletar dados
A coleta de dados é um fator determinante para qualquer empresas e, por conta disso, é preciso que haja uma percepção de onde encontrá-los.
Hoje em dia, há uma série de plataformas que podem ajudar nesse sentido, como é o caso dos Analytics das redes sociais e, também, dos mecanismos de busca.
Além disso, há indicadores que podem ser orientados dentro dos próprios sites, o que garante uma visão mais acentuada a respeito desses elementos.
A busca, por exemplo, das palavras-chave corretas para vender uma tela de nylon para quadra pode ser determinada por algumas plataformas dentro dos próprios mecanismos de busca também.
Análise humana e de softwares
Seja qual for o tamanho da empresa, os dados podem ser importantes para determinar algumas ações, mas, nesse caso, é preciso entender a respeito de sua natureza e, também, volume.
Em uma lógica massiva de dados, é importante que softwares que lidam com esse tipo de perspectiva sejam acionados, mas há uma série de outros elementos que podem ajudar, também.
Seja do ponto de vista de uma IA ou de uma abordagem mais humana, é fundamental que a análise esteja vinculada a um perfil crítico que estabeleça sempre uma melhoria.
Considerações finais
Com o passar dos anos, o marketing foi se tornando uma das estratégias mais importantes para a orientação de um crescimento empresarial.
Por conta disso, é importante saber quais são as principais métricas que podem ajudar a criar uma dinâmica mais precisa de interação.
Desta forma, é possível, a partir das ferramentas digitais, criar algumas instâncias importantes de ações no mercado.
Essa é uma maneira de garantir uma precisão maior a respeito das campanhas e uma melhoria em tempo real de seus processos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.