Pular para o conteúdo

6 dicas eficientes para se conectar com o seu público-alvo

    público-alvo

    O público-alvo de uma empresa é formado pelas pessoas que ela quer impactar, assim, suas campanhas de vendas e marketing se tornam mais eficientes e direcionadas.

    público-alvo

    As estratégias não são mais feitas para alcançar a massa, na verdade, o foco é voltado para grupos de consumidores que possuem características semelhantes em termos de comportamento, dados demográficos e outras particularidades.

    Por essa razão, é muito importante definir o público-alvo do negócio. A máxima de que quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém se encaixa perfeitamente a essa prática.

    Com a chegada do Marketing 2.0, as organizações perceberam que os consumidores não formam uma massa homogênea. Existem grupos com características semelhantes que precisam ser foco da empresa.

    Com isso, surgiu a definição de público-alvo, sendo um grupo de consumidores para quem a organização direciona suas ações de marketing e vendas.

    Eles embasam as decisões para determinar as estratégias que serão usadas, os canais trabalhados, valor de investimento, entre outras questões importantes.

    Para ajudar os empreendedores, este artigo vai explicar como fazer uma pesquisa de mercado eficiente, estratégias que podem ser usadas para criar uma experiência relevante e como engajar e nutrir o público-alvo.

    De que modo fazer uma pesquisa de mercado eficiente?

    A pesquisa de mercado é muito importante para compreender as necessidades e preferências do público-alvo do negócio. Uma pesquisa tradicional se baseia em questionários que podem ser respondidos pelas pessoas por meio de pesquisas.

    Outros meios muito utilizados são as correspondências ou formulários na internet. Independentemente do canal usado, existem alguns passos básicos para fazer uma pesquisa de mercado. São eles:

    • Definir um objetivo;
    • Determinar o público-alvo;
    • Selecionar a amostragem;
    • Criar um roteiro;
    • Aplicar a pesquisa;
    • Analisar os resultados.

    Primeiro, uma companhia paisagista de jardim deve definir o objetivo da pesquisa, que pode ser determinar a qualidade ou variedade dos produtos, otimizar preços, aumentar as vendas, entre outras possibilidades.

    O público-alvo pode ser formado por fornecedores, consumidores em geral, clientes, concorrentes e até parceiros e investidores.

    A amostragem está relacionada à quantidade de pessoas que serão entrevistadas, ao passo que o roteiro é o formulário em si. É importante que as perguntas sejam simples, diretas e imparciais.

    A aplicação, por sua vez, é a realização da pesquisa e o processo de levantamento de dados. Por fim, o negócio precisa compilar as respostas, analisá-las e obter um panorama estatístico.

    Esse passo a passo de pesquisa de mercado ainda é muito utilizado e traz excelentes resultados, mas com o surgimento de ferramentas de marketing digital, ficou ainda mais fácil obter dados sobre o mercado.

    Com sua estratégia de Inbound Marketing, uma entidade que oferece laudo veicular consegue gerar novos dados continuamente, considerando a interação dos usuários e o modo como os leads gerados se comportam.

    Mas mesmo sendo fácil gerar uma grande quantidade de dados por meio das plataformas digitais, as informações não falam por si só. Frente a isso, deve-se escolher com cuidado os dados coletados e planejar uma rota para utilizá-los.

    Como personalizar as mensagens?

    Existem algumas estratégias desenvolvidas para personalizar as mensagens e com isso criar uma experiência relevante para o público. Algumas delas são:

    Usar chatbots

    O chatbot é um programa perfeito para responder perguntas simples, de maneira eficiente. Pode ser integrado ao site institucional, às redes sociais e a outras plataformas.

    O recurso é muito útil para atender às demandas mais comuns, como esclarecer dúvidas sobre o horário de atendimento, formas de pagamento, entregas, preços, entre outras.

    É uma forma de liberar os atendentes para que se concentrem em demandas mais complexas e com isso oferecer atendimento eficiente e ágil.

    Investir em assistentes virtuais

    Os assistentes virtuais ajudam a personalizar e a melhorar a experiência do cliente, além disso, são conhecidos como ótimas ferramentas de Marketing Conversacional.

    Até mesmo uma empresa de limpeza telefone pode programá-los para reconhecer as preferências e o histórico de compra, oferecer sugestões, entre outras ações de maneira mais assertiva.

    Eles podem ser integrados a outros dispositivos, como smartphones, para que os usuários acessem informações e serviços de maneira mais conveniente.

    Integrar aplicativos de mensagens

    Os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, são maneiras de estabelecer uma comunicação próxima e personalizada. A companhia pode enviar mensagens diretamente para seus contatos e falar sobre promoções e outros assuntos.

    São ótimas opções porque permitem aos clientes entrar em contato com a companhia de maneira mais fácil e rápida, o que melhora ainda mais o relacionamento.

    Usar as redes sociais

    As redes sociais também ajudam a personalizar a mensagem e a melhorar a experiência do público-alvo porque estabelecem uma comunicação mais direta e pessoal.

    Facebook e Instagram são canais que ajudam a criar uma experiência interativa e participativa. Nesse sentido, uma oficina que faz injeção eletrônica automotiva ainda pode promover conteúdos relevantes por meio delas que aumentam as interações.

    Como engajar e interagir com o público?

    Para engajar e interagir com o público-alvo nas redes sociais e outras plataformas usadas pela empresa, é fundamental trabalhar algumas estratégias. São elas:

    1. Conhecer o público

    O primeiro passo é conhecer o público-alvo, assim, tudo o que for publicado pelo negócio nas redes sociais vai falar diretamente com as pessoas. Como resultado, a marca incentiva a comunicação.

    Uma das formas de fazer isso é analisar métricas que trazem informações sobre o comportamento do público.

    Também existe a interação direta, por meio de enquetes nos stories que ajudam a descobrir o que as pessoas querem ver nas redes sociais.

    2. Escolher mídias relevantes

    Nem todo produto ou serviço vai dialogar nas redes sociais, mas isso não importa porque a marca não precisa usar todas as plataformas. O ideal é trabalhar canais compatíveis com o público e pertinentes para os objetivos do negócio.

    Para uma autoescola que trabalha com CNH de carro, é muito melhor fazer uma boa gestão de poucos perfis é muito melhor do que ter diversas contas e não conseguir administrá-las.

    Em outras palavras, a empresa deve escolher as redes sociais que fazem sentido para ela, e uma boa dica para fazer isso é considerar os dados da persona, como idade, além do nicho de atuação do negócio.

    3. Ser consistente

    A consistência precisa fazer parte do planejamento, tendo em vista que as pessoas procuram empresas que transmitem confiança. Mais do que isso, o consumidor quer conhecer melhor a marca.

    Uma das formas de alcançar esse objetivo é fazer publicações periódicas, seja nas redes sociais ou em um blog institucional. Se a organização passar muito tempo distante, dificilmente será lembrada pelo cliente.

    Lembrando que em algumas redes sociais, como o Instagram, selecionam perfis com os quais os seguidores tenham menos engajamento e os destaca nas páginas de seguidores.

    4. Escolher bons horários

    De maneira geral, um estabelecimento que realiza serviços de pintura automotiva texturizada deve escolher os melhores horários para publicar nas redes sociais.

    É fundamental saber como o algoritmo de cada plataforma funciona e como é o comportamento dos usuários em cada uma delas.

    Um dos fatores de maior peso e que mais muda é o horário da publicação e isso está relacionado ao funcionamento da rede social.

    O Instagram, por exemplo, é mais utilizado aos fins de semana, pois os usuários estão fotografando seus passeios e os momentos vivenciados.

    5. Interagir com os seguidores

    Além de publicar, uma autoescola que dá aula para condutores habilitados também precisa dialogar com seus seguidores. Assim sendo, é errado publicar alguma coisa e simplesmente desaparecer por uns dias.

    Ao publicar, a empresa vai receber comentários e eles precisam ser respondidos. Também é interessante perguntar para os seguidores quais são suas preferências, usar CTA para incentivar ações, entre outras práticas.

    Elas fazem toda a diferença, pois o cliente percebe que o negócio tem uma presença ativa, o que gera aproximação e identificação. O perfil até mesmo se torna um espaço seguro para conversar e tirar dúvidas, transmitindo confiança para as pessoas.

    6. Variar os tipos de publicação

    Basicamente, um hospital com tratamento especializado em anorexia clínica pode variar os tipos de publicação para impactar mais pessoas. Além disso, é uma forma de não cair na mesmice e chamar a atenção das pessoas.

    Não tem problema nenhum fazer postagens semelhantes em alguns dias da semana, mas o ideal é que um dia seja dedicado, por exemplo, a esclarecer dúvidas, no outro a empresa traz algumas dicas e assim vai variando as publicações.

    Além disso, também é interessante intercalar entre imagens, vídeos, textos, carrosséis, entre outras opções.

    Considerações finais

    O mercado está cada vez mais concorrido, diante dessa realidade, as empresas precisam encontrar maneiras de se destacar.

    Uma das melhores formas de alcançar esse propósito é conhecer bem o público-alvo para estabelecer uma boa comunicação.

    Com a ajuda da pesquisa de mercado e das estratégias de marketing digital, fica mais fácil colher informações sobre as pessoas que possam se interessar pela marca.

    Isso vai ajudar a criar uma comunicação mais direta e personalizada, capaz de engajar o público e melhorar sua experiência. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *