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SEO: Como usar para melhorar a visibilidade do seu site

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    Garantir um destaque para uma marca ou empresa pode ser um dos fatores mais importantes para o mercado de uma forma geral. Por esse motivo, a busca por uma estratégia de SEO tem ganhado bastante destaque dentro desse universo.

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    Essa orientação que visa comunicar um determinado público a respeito das ofertas que uma empresa está propondo não é um fator tão novo e, por isso, é possível observar diversos momentos históricos que conseguem se basear nisso.

    Desde quando o comércio começou, tornou-se importante para que os produtores e vendedores conseguissem criar algum tipo de destaque dentro de uma comunicação, garantindo que os clientes procurassem aquele local.

    Esse era um fator que, em sociedades pequenas, podia ser facilitado a partir da relação entre as pessoas, o que poderia tornar um artesão ou um produtor de doces um elemento de destaque dentro daquela região.

    Essa busca pela credibilização foi ganhando alguns desdobramentos importantes com o passar dos anos, até culminar nos processos industriais e no surgimento do marketing como um dos pontos para garantir um destaque de marca.

    Assim, as empresas passaram a sustentar algumas estratégias que poderiam dialogar com o público, fazendo com que ele considerasse as instâncias da marca para resolver algum problema específico.

    Na realidade, o crescimento das empresas desse período possui uma íntima relação com a possibilidade delas se tornarem conhecidas dentro de seus segmentos, fazendo com que houvesse uma sustentação maior da marca na vida das pessoas.

    Esses elementos foram pensados a partir de uma série de funções de comunicação que iam surgindo na medida que as tecnologias de mídia iam se desenvolvendo, o que fez da comunicação empresarial um fator determinante para o mercado em geral.

    Até os dias de hoje, o marketing exerce uma influência bastante sólida nessas relações, o que pode fazer com que haja um crescimento a partir de uma série de ferramentas que, atualmente, acabam ditando os rumos do mercado.

    Esses são fatores que precisam ser considerados, principalmente por conta da ascensão do mundo digital como um elemento fundamental na hora de pensar em estratégias para se destacar e atrair os clientes.

    Mundo digital: um novo consumo

    Logicamente, todos esses elementos foram ganhando desdobramentos amplos, o que fez com que o mercado experimentasse centenas ou, talvez, milhares de possibilidades estratégicas para cada setor.

    Esse foi um fator que fez com que as agências e as empresas tivessem que se debruçar dentro de uma lógica de percepção a respeito do mercado, o que fez com que essas abordagens fossem se tornando cada vez mais complexas.

    Isso aconteceu, justamente, porque o mercado se manifestava de forma diferente para cada empresa. Sendo assim, uma mecânica especializada em motor de arranque Ford Ka não poderia sustentar a mesma lógica que uma empresa de fast food.

    Com a chegada do mundo digital, esses elementos ganham ainda mais desdobramentos, uma vez que todos os dias alguma nova estratégia passa a fazer parte da vida das empresas e das pessoas.

    Essa dinamicidade ajudou a criar uma lógica de consumo nova, o que fez com que alguns objetivos empresariais precisassem adotar alguns elementos importantes, como é o caso da busca pela atração de leads.

    Nesse caso, esse objetivo surgiu a partir de um padrão de consumo novo que foi importante, uma vez que, por exemplo, se um cliente está procurando por uma empresa terceirizada para um determinado serviço, ele, certamente, pesquisará em um buscador.

    Assim sendo, mais importante do que garantir um destaque, é que as empresas entendam como qualificar a aparição no momento certo, gerando uma atração que, via de regra, pode ser mais eficaz do que outros tipos de comunicação.

    Inbound marketing: um novo conceito

    Diante de tantas variações do marketing, o inbound surgiu como um conceito bastante importante para determinar como uma empresa pode gerar atração e engajamento dos clientes.

    Esse é um fator determinante, uma vez que, ao contrário das dinâmicas tradicionais, essa é uma estratégia que tem como fundamento a produção de atratividade dentro de uma lógica de qualificação de aparecimento.

    Nesse caso, isso pode funcionar como um conteúdo bem estabelecido por uma empresa de serviço de usinagem tornearia e solda ou, até mesmo, o investimento em mecanismos de busca.

    Esses são fatores que podem ser essenciais, fazendo com que haja uma abordagem cada vez mais precisa a respeito dos rumos que uma empresa pode ter diante de um padrão de consumo novo.

    Definição e conceito de SEO

    Com base em todos esses contextos e necessidades, é importante entender que há algumas estratégias que acabam se destacando por conta de suas capacidades bastante amplas de lidarem com o mercado e suas novas demandas.

    Ao compreender que, por exemplo, um mecanismo de busca pode ser uma das bases mais importantes na hora de um cliente decidir por um veterinário 24 horas perto de mim, torna-se fundamental entender como se destacar dentro deles.

    Nesse caso, a estratégia mais importante para esse fim é, de fato, o SEO, que tem como base a compreensão de todos os critérios estabelecidos por essas plataformas, fazendo com que as empresas adotem algumas posturas.

    Essa sigla deriva do inglês e significa otimização para mecanismos de busca, o que já demonstra sua capacidade bastante ampla de lidar com esses objetivos e novos padrões de consumo.

    Desta forma, por exemplo, seja um cliente que está decorando sua casa e busca por uma letra caixa ou alguém que está procurando um serviço específico, é essa compreensão que fará com que haja uma realização notável da empresa.

    O SEO é, portanto, uma estratégia que visa lidar com os critérios criados dentro dessas plataformas, ajudando em uma parceiria do ponto de vista de conteúdos qualificados de um lado e entrega de resultados de outro.

    Desta maneira, há uma série de benefícios que, por exemplo, uma simples pesquisa por toldo de trilho preço pode trazer para uma empresa:

    • Destaque da marca;
    • Aumento de tráfego;
    • Aumento de vendas;
    • Qualificação de leads.

    Esses são alguns dos pontos mais importantes que precisam ser considerados para que uma boa estratégia de inbound marketing seja consolidada.

    Fundamentos do SEO em página

    Dentro desses aspectos, há, de fato, duas possibilidades distintas de lidar com o mecanismo de busca: o on page e o off page.

    No primeiro caso, há uma série de elementos que podem ser adotados, tanto do ponto de vista da programação de um site, quanto da manutenção de algum tipo de conteúdo a partir de alguns recursos adotados.

    Por exemplo, uma empresa de reforma que está buscando vender mais portão automático pode garantir alguns elementos importantes a partir de algumas posturas que podem ser essenciais para o seu crescimento e ranqueamento.

    Construção de landing page

    A landing page, hoje em dia, é um dos elementos mais mencionados dentro do mercado e isso tem um porquê bastante sólido: ela é a porta de entrada para uma lógica de conversão.

    Essa é uma página de destino que o cliente irá parar no momento em que ele clicar em algum link em outro site.

    Esse é umm fator importante, uma vez que ela precisa ser persuasiva e ter uma navegabilidade intuitiva.

    Nesse caso, a partir do momento que uma empresa conseguir reter mais clientes, é possível que os mecanismos de busca reconheçam esses elementos como pontos importantes.

    Sites responsivos

    Diante de um cenário onde o smartphone se tornou o elemento de acesso das pessoas, tornou-se fundamental entender como fazer com que um site seja responsivo para esse tipo de exibição.

    No entanto, não basta que ele fique apenas em termos superficiais, é fundamental que ele tenha uma técnica chamada de mobile first.

    Esse é um padrão que prioriza a exibição em celulares, o que pode fazer com que um site que traz o serviço de suporte infraestrutura TI tenha um ranqueamento mais qualificado.

    Escolhas de palavras-chave

    Seja qual for a lógica de um site, é fundamental que ele se baseie em palavras-chave para que, assim, haja uma percepção mais sólida dos mecanismos de busca.

    Há, hoje em dia, uma série de ferramentas que mostram quais são os termos mais utilizados para cada mercado.

    No entanto, é preciso ter um viés estratégico ao adotar alguns desses termos, sendo um dos pontos mais importantes a busca por palavras-chave long tail.

    Também conhecidas como termos de cauda longa, elas representam uma pesquisa mais específica, aumentando as chances de ranqueamento e segmentação.

    Já o SEO off page tem a ver com uma série de elementos que podem ser essenciais para a criação de alguns recursos importantes para o mercado.

    Ele depende, na verdade, de uma criação de ecossistemas em que um site ou conteúdo está inserido.

    Desta forma, é essencial que a empresa consiga manter uma boa relação com outros sites, criando uma lógica de guest posts ou elaborando maneiras de outras publicações trazerem backlinks mencionando a empresa.

    Seja como for, quanto mais elaborada estiver essa perspectiva, melhor os mecanismos de busca irão perceber aquele conteúdo ou site como crível.

    Considerações finais

    Independentemente da época, é fundamental entender que o destaque de uma marca pode ser determinante para o crescimento de uma empresa.

    Com os padrões de consumo baseado em mecanismos de busca, o SEO acaba sendo um dos pontos mais importantes.

    Por essa razão, torna-se essencial saber como criar uma dinâmica que esteja elaborada dentro ou fora de uma página empresarial.

    Desta forma, o reconhecimento dos mecanismos de busca a respeito de conteúdo ou site pode fazer com que a empresa se destaque em um mercado.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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