Saiba como as cidades estão se adaptando a cada dia para receber melhor os ciclistas e quem são as pessoas que preferem esse meio de transporte
Se você é aquela pessoa que passa horas no trânsito para conseguir chegar ao trabalho e ainda assim corre o risco de chegar depois do horário, talvez esteja na hora de você aderir a um transporte alternativo que tem ganhado muitos admiradores nos últimos anos, as bicicletas estão fazendo o maior sucesso entre as pessoas que decidiram priorizar a saúde e bem-estar mental, sabemos que o trânsito pode ser extremamente estressante.
Não podemos nos esquecer de que a maioria das pessoas não mora perto do emprego, fazendo com que esse meio de locomoção se torne um pouco mais difícil e até mesmo perigoso, mas caso você more perto do seu local de trabalho, que tal experimentar ir de bike? Você com certeza vai notar a mudança.
Como o número de ciclistas tem crescido na maioria das cidades, principalmente nos grandes centros urbanos como São Paulo, a tendência é que o governo comece a investir em melhorias para que os ciclistas possam ir e vir com mais segurança, evitando assim qualquer tipo de acidente. Além disso, se você escolher esse meio de transporte, não se esqueça do kit bicicleta completa, com uma bike que faça sentido para as suas necessidades, capacetes também não podem ficar de fora, e alguns outros itens essenciais.
Abaixo você confere como as bicicletas estão mudando a forma como as pessoas se locomovem, e como as cidades devem agir nesse momento.
Vantagens e os benefícios da bicicleta
Para começar a falar sobre esse assunto, temos que falar de como as bicicletas só apresentam vantagens tanto para o meio ambiente quanto para as cidades. As bikes têm como principal vantagem a sustentabilidade, quando você está pedalando não está emitindo nenhum tipo de poluente na atmosfera, contribuindo para o meio ambiente. Além disso, andar de bicicleta ajuda muito na saúde por ser uma maneira de se exercitar, mesmo que essa não seja a intenção.
As bicicletas também impactam positivamente as cidades, e vamos te explicar o motivo. Quando o número de pessoas que andam de bike aumenta, isso faz com que o trânsito acabe diminuindo, já que as pessoas estão se locomovendo de outra maneira. Além disso, quanto mais pessoas aderem às bicicletas, mas o meio ambiente agradece. As cidades ficam menos poluídas e o ar que nós respiramos consequentemente fica mais limpo. Pode parecer pouco, mas já faz uma grande diferença, tanto na vida das pessoas quanto na cidade como um todo.
As dificuldades de quem anda de bicicleta
Quando falamos que o número de pessoas aderindo às bicicletas aumentou, podemos dizer que o governo não estava esperando por isso, não é à toa que muitos ciclistas encontram certas dificuldades na hora de pedalar, e podemos dizer que a principal delas é a falta de uma ciclovia que seja adequada para a demanda. Quando a infraestrutura não é adequada, fica mais difícil fazer com que as bikes se tornem ainda mais usadas pelas pessoas, por isso, é muito importante que o governo pense nesse público.
As cidades devem atender a essa demanda de muitas formas diferentes, melhorando as ciclovias espalhadas pela cidade e implantando novas, não se esquecendo de deixá-las muito bem sinalizadas para que outros meios de transporte saibam que ali é um espaço para as bicicletas.
A importância da infraestrutura
Como dissemos acima, as bicicletas só apresentam pontos positivos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente e também para as cidades, por isso a infraestrutura é tão importante. Basicamente, uma estrutura cicloviária é composta por ciclovias e faixas exclusivas para os ciclistas, além de estacionamento e outras facilidades que ajudam quem usa esse meio de transporte. A estrutura cicloviária também deve ser muito bem sinalizada e até integrada aos outros meios de transporte, isso evita possíveis acidentes.
Com uma infraestrutura de qualidade, mais pessoas vão aderir às bikes como meio de transporte, e isso vai trazer benefícios para todo mundo, principalmente para as cidades.
Outros artigos interessantes: