Decoração, cor das paredes, móveis, colchão e travesseiro são itens que garantem o conforto do quarto
O quarto é um dos ambientes mais aconchegantes da casa — ou, ao menos, deveria ser. É o primeiro lugar no qual você pensa quando deseja descansar e fugir um pouco da rotina corrida.
Assim, como o cômodo precisa ser bastante acolhedor, é preciso escolher decorações que ajudem a transmitir essa sensação. Confira as dicas para deixar seu quarto superaconchegante!
Use cores aconchegantes nas paredes
Os tons aconchegantes devem predominar em todo o ambiente, a começar pelas paredes. Quando for pintar, opte por cores mais claras e delicadas. Elas vão ajudar na iluminação e ainda criam um local no qual você tem vontade de passar mais tempo.
Não precisa ficar apenas no branco. Vale trabalhar com o cor-de-rosa claro, com o azul-bebê, o lilás e até o verde-água. Essas cores ajudam a relaxar e contribuem para você se sentir bem.
Invista em móveis de madeira
O estilo de móveis presente no ambiente também vai ajudar a definir se o local é acolhedor. Uma ótima dica é pensar em uma decoração que inclua móveis de madeira. Pode ser apenas o guarda-roupa, a escrivaninha e uma mesa de cabeceira, mas opte por esse material.
Se possível, vale trazer todos no mesmo tom de madeira, para combinar. Quem gosta das camas antigas também pode fugir dos box e trazer um modelo de madeira como ponto central do quarto.
Crie diferentes pontos de iluminação
A iluminação, natural ou artificial, define o quanto um cômodo da casa pode ser interessante ou fazer você querer passar longe dele. Como se trata do local onde você vai dormir, vale pensar em algo convidativo, mas sem exageros.
Durante o dia, abra as cortinas para o sol entrar. Pela noite, trabalhe com diferentes focos de luz. Além da lâmpada fixa, coloque luminárias perto da cabeceira da cama. Para isso, vale trazer lâmpadas de LED com controle que mudam de cor conforme a preferência da pessoa.
Trabalhe com móveis menores
Os móveis grandes são importantes para compor o ambiente, mas não ignore os menores. Observe o espaço disponível e traga ao menos uma mesa de cabeceira ou de canto para ficar perto da cama.
Ela pode combinar com o box ou com outros móveis e permite acomodar coisas do próprio quarto, como o último livro que você está lendo ou o seu celular. Se tiver gavetas, também serve para guardar outros objetos.
Aposte nas plantas no quarto
As plantas equilibram a energia do quarto e ainda tornam o ar mais puro. Você não precisa criar um jardim, mas vale pensar em trazer algumas folhagens ou flores. Só não se esqueça de verificar se precisam de mais ou menos sol.
Caso sejam plantas que gostam bastante de sol, deixe-as próximo do batente da janela. Agora, se elas preferem luz indireta, vale colocá-las sobre a mesa de cabeceira ou escrivaninha.
Invista em boas roupas de cama
As roupas de cama vão definir o quanto seu quarto é aconchegante. Se você investir em tecidos mais ásperos e incômodos, pode não querer ficar muito tempo deitado. Assim, opte por cores que transmitam boas sensações e que sejam ideais para cada estação do ano.
No verão a roupa de cama deve ser mais leve para não deixar a cama quente demais. Já no inverno, vale incluir peças mais quentinhas, além de um bom edredom para te acompanhar.
Escolha colchão e travesseiros confortáveis
Qual o colchão e o travesseiro ideal? Preste bastante atenção a sua forma de dormir e opte por algo confortável. O colchão pode ser de espuma, molas ou molas ensacadas.
Já o travesseiro, pode ser de plumas ou de espuma, pode variar na altura e ter suporte macio ou firme. Além disso, no caso das pessoas que dormem de lado, é válido incluir um travesseiro extra para colocar entre os joelhos.