Você sabe o que são ferramentas para prototipação de design de interfaces de usuário? Essas são possibilidades incríveis para seus sites e, comparativamente, farão uma espécie de terraplenagem, deixando o caminho mais ‘liso’ e com menos percalços.
Se ficou curiso e deseja saber melhor, saiba que falaremos disso e ainda daremos exemplos dos softwares que podem ser usados para auxiliá-lo ao longo do tempo. Então, contiue com a gente para mais!
O que são ferramentas para prototipação de design de interfaces de usuário?
Assim como existem modelos de bico de bunsen, que aquecem as substâncias químicas, também temos uma infinidade de ferramentas de prototipação de design de interfaces de usuário.
Elas são cada vez mais utilizadas no processo de desenvolvimento de produtos digitais, como aplicativos móveis e websites, só para citar alguns exemplos. Isso faz com que os profissionais criem softwares que simulam a navegação e a experiência do usuário, possibilitando testes e validações, antes mesmo da entrega para o cliente.
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, cada uma com suas características e funcionalidades. Vamos ver algumas delas a partir de agora.
Adobe XD
O Adobe XD é uma das ferramentas mais populares do mercado e é desenvolvida pela Adobe Systems. Além de ser completa, ainda permite criar protótipos interativos, para testar e validar a experiência do usuário.
Sua interface intuitiva e fácil de usar, faz com que os profissionais da área tenham uma variedade de dispositivos para trabalhar, incluindo: smartphones, tablets e desktops. Além disso, pode gerar protótipos complexos e personalizados.
Sketch
O Sketch é como um cofre digital, pois quem tem a senha verá um universo amplo e dinâmico. Esta é uma ferramenta vetorial, fazendo com que os profissionais não percam a qualidade dos ícones, ilustrações e outras imagens.
Além disso, apresenta recursos de tipografia e cores, facilitando o desenvolvimento de layouts para interfaces. Outra vantagem é que está atrelado à prototipagem, apresentando protótipos interativos e animados, além de simulações e validações de usabilidade, antes da implementação final.
O Sketch também oferece recursos de colaboração, permitindo que designers trabalhem juntos em um mesmo projeto em tempo real.
Figma
É outro exemplar que permite que designers e equipes trabalhem juntos em um mesmo projeto. Ou seja, é possível que todas as alterações sejam visualizadas em tempo real, tornando as coisas mais assertivas, principalmente para quem está de home office.
O Figma é uma ferramenta baseada na nuvem e, portanto, não precisa ser baixada e instalada em seu computador. O acesso é feito via navegador, permitindo que trabalhe em seus projetos de qualquer lugar, a qualquer momento.
Além disso, dialoga com qualquer sistema operacional e possui uma ampla gama de recursos e ferramentas de prototipagem, permitindo que os designers criem protótipos interativos e animados.
É como um terminal elétrico, que interliga diversas pontas para uma mesma finalidade. Quer recursos de design de tipografia, cores e vetores? Você encontrará por aqui! Isso ajuda os profissionais na hora de criar layouts de alta qualidade para interfaces de usuário.
InVision
O InVision oferece recursos de design de tipografia, cores, vetores e outros elementos visuais, permitindo a modelagem de layouts de alta qualidade para interfaces de usuário e, ao mesmo tempo, a criação de protótipos interativos e animados, simulando a experiência e validando a usabilidade antes da entrega do projeto.
E não para por aí, pois assim como seus concorrentes, também possibilita o trabalho em conjunto para um mesmo projeto. E não podemos nos esquecer dos recursos avançados de compartilhamento e comentários, ou seja, desta forma, os designers recebem feedbacks e sugestões de melhorias de outras pessoas com acesso ao projeto.
Marvel
Não estamos falando do universo cinematográfico dos super-heróis, mas sim de um software de prototipação. O Marvel oferece uma interface intuitiva e fácil de usar (talvez uma das mais simples do mercado), permitindo que os designers trabalhem rápido e entreguem tudo na hora, sem atrasos.
É responsivo e dialoga com diferentes dispositivos, incluindo desktops, tablets e smartphones. Uma das principais vantagens é sua ampla gama de recursos de prototipagem, onde é possível adicionar elementos, como: links, botões, animações, transições e muito mais.
Ele também oferece recursos avançados de compartilhamento com outras pessoas envolvidas no projeto, permitindo receber feedback e sugestões de melhoria.
Essas ferramentas ajudam os designers a visualizar o resultado final antes de começar a implementação, permitindo reavaliar protótipos interativos e gerar testes de usabilidade, economizando tempo e recursos no processo de desenvolvimento.
Além disso, são propagadas e utilizadas para apresentar as ideias aos envolvidos no projeto. Desta forma, eles visualizam como será a experiência do usuário e dão feedbacks valiosos.
Com todos esses detalhes colocados em pauta, fica fácil perceber porque a produtividade de design de interface de usuários se tornou tão conhecida nos últimos anos. Caso seja gestor de uma empresa, é hora de investir nisso e, se for profissional, mantenha-se focado em todas as atualizações que surgir.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.