Existem modelos que usam galões de água mineral, enquanto outros exigem a ligação direta com o encanamento, por exemplo
Assim como os alimentos, a água é uma substância vital para a nossa existência. Para se ter uma ideia, o corpo humano é composto por 70% desse líquido valioso e, por isso mesmo, é essencial manter a hidratação em dia.
Dessa maneira, ter um bebedouro adequado é superimportante, já que facilita o acesso e o envase da água em garrafas e copos. Agora, fica a dúvida: entre tantos modelos, qual é o melhor?
A resposta para essa pergunta vai depender de alguns aspectos, como a quantidade de usuários diários e o tipo de uso do aparelho – comercial ou residencial, por exemplo. Veja a seguir como escolher o modelo ideal de bebedouro.
O que é um bebedouro de água
Antes de falarmos dos tipos, é interessante entender melhor o que é, de fato, um bebedouro de água. Isso porque existem alguns aparelhos que têm a função semelhante, mas, ainda assim, são diferentes. É o caso do filtro e do purificador de água.
De modo geral, o bebedouro é um aparelho que vai fornecer água mineral, advinda de garrafões de 20 litros, ou filtrada, obtida pelo encanamento vindo das estações de tratamento de água (ETA) da cidade. A função principal do bebedouro é oferecer água que seja própria para o consumo humano.
Os modelos de bebedouro vão variar conforme o tamanho, a capacidade de armazenamento, o tipo de uso (doméstico, industrial, comercial, etc.), o local onde ele será colocado. Além disso, existem modelos que oferecem o resfriamento do líquido, oferecendo água natural e gelada.
Já o filtro tem a função básica de filtrar a água através do carvão ativado presente no elemento filtrante. Os modelos mais comuns são os acoplados na torneira da cozinha e o filtro de barro. O purificador de água, por sua vez, é mais parecido nas funções com o bebedouro, mas tem um design mais atrativo e moderno.
Conhecendo os tipos de bebedouro
Agora que você já sabe o que é um bebedouro e as principais diferenças entre outros aparelhos, como o filtro e o purificador de água, veja qual o modelo ideal para você ou para a sua empresa.
Bebedouro de bancada
Boa opção para uso doméstico ou para ambientes de trabalho com pouco fluxo de pessoas, o bebedouro de bancada é aquele modelo menor que pode ser colocado em uma superfície plana, como uma mesa ou bancada. Ele utiliza um galão de água mineral, podendo ou não ter sistema de resfriamento.
Bebedouro de coluna
O bebedouro de coluna é bastante semelhante ao de bancada, exceto pelo formato. Ele ocupa mais espaço, mas não precisa de sustentação para se manter de pé. É um aparelho que costuma ser usado em pequenas empresas e costuma vir com sistema de resfriamento de água.
Bebedouro de pressão
É o modelo mais usado em empresas, ambientes externos e locais de grande circulação de pessoas. Ele não usa galão, mas água vinda direto do encanamento local, tendo um sistema de filtragem interna e resfriamento. O bebedouro de pressão é feito de aço inox e oferece duas bicas para beber direto e encher garrafas e copos.
Bebedouro industrial suspenso
Em locais que exigem uma maior higiene do chão, como cantinas de escolas, clínicas e hospitais, o bebedouro industrial suspenso é o modelo ideal. Ele funciona de maneira semelhante ao de pressão, só que fica preso à parede. Para que o chão não fique molhado, é preciso instalar uma cuba ou pia abaixo dele.
Bebedouro industrial de sensor sem contato
Outra opção bastante interessante, focada na acessibilidade de pessoas com deficiência e idosos, é o modelo de sensor sem contato. Nele, só é preciso aproximar o copo ou garrafa do aparelho para que ele libere a água. Outra vantagem é a maior higiene, já que não precisa de contato com as mãos para funcionar.