Saiba quais são as principais características de cada classe
Quem tem pouca experiência em voar de avião sempre fica na dúvida: afinal, quais são as diferenças entre as classes? O que cada uma delas tem a oferecer? Por exemplo, muitos não sabem, mas as classes mais caras, além de oferecer mais conforto e segurança ao viajar, também contam com benefícios fora do avião.
Mas como funciona cada uma delas? Conheça as características e os melhores lugares para se sentar no avião.
Classe econômica
De todas as classes do avião, essa é a mais barata e acessível para o público. No geral, quem opta por viajar nessa classe tem à sua disposição assentos reguláveis, com encostos para os braços, a cabeça e as pernas. No entanto, como as cadeiras ficam muito próximas umas das outras, o espaço é bem reduzido: a largura pode variar de 43 a 84 centímetros entre as poltronas, enquanto o espaço das pernas pode variar entre 71 e 83 centímetros.
Outro ponto que vale destacar é que nem todos os assentos permitem visualizar a vista da janela ou estão no corredor, com passageiros ficando no meio. Apesar disso, ainda é possível ter comodidade, uma vez que a classe econômica oferece monitores de entretenimento, fones de ouvido, entrada USB e tomada para carregar eletrônicos. No caso de voos noturnos, é comum a entrega de cobertores e travesseiros aos passageiros.
Já em relação à comida, a refeição oferecida é ajustada de acordo com a hora, a duração do voo e a data. No caso de voos mais curtos, é possível comprar um lanche, enquanto aqueles mais longos podem oferecer café da manhã leve, almoço e jantar completo.
Classe executiva
Também conhecida como Business, essa classe é indicada para passageiros que viajam a negócios e desejam chegar ao destino descansados. Os benefícios começam já no aeroporto, uma vez que os passageiros dessa classe têm um guichê próprio, com menos fila, além de um despacho diferenciado das malas e maior acúmulo de milhas por quilômetro no programa de milhagem da companhia. Isso sem contar que o embarque e desembarque desses passageiros são prioritários.
Já no avião em si, há mais espaço para os assentos e as poltronas podem ser reclinadas em até 180º graus, virando praticamente uma cama. A tela de entretenimento tem o mesmo conteúdo da classe econômica, mas são maiores e com qualidade de imagem melhor. Outro ponto que se destaca são os fones, que contam com isolamento de ruídos.
Em relação à comida, é como se o passageiro estivesse em um restaurante. Ele recebe um cardápio com quatro ou cinco opções de prato principal, além de entradas e sobremesas — no caso de voos mais longos, os passageiros também têm direito a café da manhã e lanche. As bebidas servidas são bem variadas, podendo ser café, leite, chá, refrigerante, vinhos, champanhe, whisky e até suco natural feito na hora.
Primeira classe
A cobiçada primeira classe pode custar até cinco vezes mais que a econômica. Ela é equipada com verdadeiras poltronas luxuosas, que são bem confortáveis e espaçosas. Em alguns casos, há companhias que oferecem verdadeiras suítes ao passageiro, incluindo camas, lençóis, travesseiros e banheiros com duchas.
O serviço prestado também é de altíssima qualidade, com um atendimento que está à disposição do passageiro a qualquer momento do voo. A comida oferecida é de alta gastronomia, feita por chefs renomados, e a variedade de bebidas é ainda maior do que na classe executiva, atendendo o gosto de qualquer um. Já a tela multimídia individual conta com inúmeras opções de entretenimento, como séries, filmes e vídeos.
Como escolher o melhor lugar no voo?
A escolha da classe vai depender de quanto o passageiro tem condições de pagar. Entretanto, para quem pode e fará viagens mais longas, vale a pena trocar a classe econômica pela executiva, a fim de ter mais conforto quanto ao assento e à alimentação e ter uma viagem bem menos desgastante.
Porém, o melhor lugar do avião vai depender muito de passageiro para passageiro. Aqueles que levantam muitas vezes para ir ao banheiro, devem evitar os assentos da janela e do meio. Já para quem procura mais espaço para as pernas, as poltronas da primeira fileira são as ideais. No entanto, podem ser cobradas taxas extras para ocupá-las.
Para quem procura dormir, o ideal são os assentos da janela, já que é possível apoiar a cabeça nela, oferecendo mais conforto. Contudo, quem procura sossego, deve evitar o fundo do avião, já que essa é a parte mais movimentada da aeronave, onde ficam os banheiros e a galley (a cozinha do avião).
Se você tem medo de avião ou ainda está fazendo suas primeiras viagens, a recomendação é escolher os lugares perto das asas, uma vez que quanto mais próximo ao centro das asas estiver localizado o assento, menos será sentida a trepidação das turbulências, uma vez que a estabilidade nessa região é maior.