O mundo está em plena transformação e cada vez mais, as pessoas estão se preocupando com a sua experiência de compra, se antigamente a jornada de compra era visto como algo simplório, rápido e prático, na atualidade as coisas mudaram bastante e o usuário não quer ter apenas um contato simples com a empresa.
As pessoas estão priorizando cada vez mais a qualidade do atendimento e a forma como são tratados e conduzidos desde o primeiro contato até a conversão.
De acordo com pesquisas feitas pela consultoria Hibou, o atendimento é o segundo fator mais importante na decisão de compra dos brasileiros, ficando apenas atrás da qualidade do produto, cerca de 94 % consideram a abordagem e a comunicação como pontos vitais para a compra ou não de um produto.
Para se ter noção do quanto esse é um fator determinante, cerca de 50% das pessoas podem migrar para outra marca caso tenham tido uma única experiência negativa, enquanto 80% estão dispostos a deixar a empresa caso não estejam satisfeitos com ela.
E para atender essa demanda um dos assuntos mais recorrentes tem sido o chamado atendimento humanizado. Esse é um modelo que pode ser aplicado tanto no comércio, quanto na área da saúde e até mesmo em uma estação de tratamento de água.
O que é o atendimento humanizado?
Você provavelmente já ao menos escutou falar sobre o tão falado atendimento humanizado, para quem não conhece, esse conceito se refere a forma como as empresas podem solucionar problemas e apresentarem resoluções aos seus clientes de maneira muito mais empática, acolhedora e delicada, pensando de uma forma mais “humana”.
Nesse modelo, as corporações não pensam simplesmente em fechar uma venda ou concluir uma transação, aqui a prioridade fica por conta de como o usuário é tratado e cada passo que ele dá junto com a empresa até o fechamento da compra, tendo uma abordagem muito mais humanizada e o estabelecimento de uma conexão mais próxima.
Mas é claro que o atendimento humanizado pode dar um certo trabalho para quem planeja executá-lo com perfeição, então a pergunta que fica é: será que vale a pena? No texto de hoje, separamos 5 motivos que mostram o porquê você deve aplicar o atendimento humanizado no seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!
- Melhoria na experiência do usuário (UX)
Um dos temas mais debatidos na atualidade é referente a chamada experiência do usuário (UX), muitas empresas têm se preocupado em como os clientes se sentem durante toda a sua jornada de compra, e se no final após adquirir seu pallet de madeira e montarem o seu próprio sofá, se a transação foi positiva ou negativa.
Com o atendimento humanizado, a empresa não precisa nem se preocupar, já que ela aumenta a qualidade dentro dos seus processos e consegue entregar a melhor experiência possível para seus consumidores, fazendo com que eles tenham uma jornada extremamente satisfatória.
- Aumento na satisfação do consumidor
Com a melhoria na UX, o aumento da satisfação do consumidor se torna algo inevitável, quanto mais humanizado for o atendimento, e mais as suas dores forem pautadas e solucionadas da maneira correta, mais o usuário se sentirá seguro com a sua empresa e aumentará a sua satisfação durante a compra.
E é claro que a satisfação do cliente é colocada como prioridade em grande parte dos empreendimentos da atualidade, um consumidor feliz representa uma marca mais forte e muito mais eficiente.
Então saber como chegar até essas pessoas, e manter um alto índice de satisfação é um desafio e tanto, mas que pode ser facilitado através da utilização do atendimento humanizado dentro das suas estratégias.
- Fidelização e aumento da memorabilidade
De acordo com um estudo realizado pela Bain & Company, os clientes fiéis costumam gastar até 67% mais do que novos consumidores, além de serem bem mais baratos e rentáveis para a empresa, o que significa que ter a fidelidade dos usuários é algo quase que obrigatório para aumentar o seu sucesso.
E é justamente isso que o atendimento humanizado fornece, uma pessoa com uma boa experiência, que sai do local completamente satisfeita com um sorriso estampado de orelha a orelha olhando para a câmera de monitoramento, tem muito mais chance de se fidelizar a sua marca e comprar novamente os seus produtos.
Mais do que isso, a empresa fica marcada na vida dela, aumentando a sua memorabilidade, e se tornando recorrente para os próximos anos.
- Melhoria nos resultados da empresa
Como consequência de tudo que vimos acima, outro motivo para investir no atendimento humanizado é a melhoria nos resultados do seu negócio, é natural que você consiga vender mais seus produtos e aumentar sua taxa de conversão ao utilizar essa ferramenta.
Quanto mais você compreende e capricha no atendimento ao público, maior a probabilidade de converter, e como consequência, a fidelização também ajuda a aumentar suas vendas.
Sendo assim, tudo colabora para que você melhore seus resultados e consiga alcançar metas que antes eram inimagináveis.
- Geração de reconhecimento e autoridade para a marca
Por fim, o atendimento humanizado não só melhora a reputação com seu consumidor, mas também influência no reconhecimento e gera autoridade para a sua marca de forma generalizada, fazendo com que ganhe destaque dentro do seu mercado de atuação.
Ao procurar comprar cabos elétricos, tendo uma marca com atendimento humanizado, essa pode se tornar uma referência no assunto, ganhando muito mais destaque e se tornando muito mais fortalecida de maneira geral.
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