Maior parte dos carros novos fabricados a partir de 2020 já contam com os itens
Se você está pensando em comprar um carro novo nos próximos anos, pode começar a se preparar para comprar um veículo mais seguro, e possivelmente, mais caro.
A preocupação com a segurança tem sido carro-chefe, a medida faz parte do programa de desenvolvimento da indústria automotiva Rota 2030.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking das nações com mais mortes no trânsito, ficando apenas atrás de Índia e China.
O programa da indústria automotiva é o maior reforço na segurança dos veículos desde a adoção de airbags frontais e freios ABS em 2014.
São 10 novos itens de segurança que serão cobrados até 2030, confira abaixo como o processo vai acontecer:
- Teste obrigatório de impacto lateral: item obrigatório em novos veículos, produzidos a partir de 2020. O item passa a ser obrigatório em outros veículos até 2024.
- Sistema eletrônico de controle de estabilidade: item obrigatório em carros novos desde 2020. O programa prevê que o item esteja presente em 50% da produção de veículos que já estão no mercado em 2023, alcançando todos os veículos em 2024.
- Alerta para cinto de segurança desafivelado: esse item já se encontra disponível nos veículos novos produzidos a partir de 2020 e deve ser instalado em todos os veículos do mercado até 2024.
- Proteção de impacto ao pedestre: esse item deve passar a equipar todos os carros novos fabricados a partir de 2025 e alcançar todos os veículos do mercado até 2030.
- Repetidores laterais das luzes de seta: o item já é obrigatório nos carros fabricados a partir de 2021 e deve estar disponível em todos os veículos até 2024.
- Luzes de rodagem diurna: esse item também já se encontra presente nos carros novos desde 2021 e tem previsão de chegar a 100% dos veículos em 2024.
- Alerta de colisão: assim como outros itens, o alerta de colisão está presente em carros novos desde 2021 e deve ser instalado em todos os veículos até 2024.
- Proteção contra impactos frontais em utilitários: o item passa a ser obrigatório em veículos fabricados a partir de 2024, com previsão de chegada a 100% dos veículos até 2026.
- Câmera de ré ou sensores de aviso sonoro: o item estará presente nos veículos novos produzidos a partir de 2025 e chegará a todos os veículos do mercado até 2027.
- Proteção a impacto lateral contra poste: esse item deve estar presente em novos veículos a partir de 2026 e chegará a 100% dos veículos até 2030.
Como vemos, já existem itens que são obrigatórios em carros novos desde 2020.
No entanto, a maioria só deve passar a ser obrigatória a partir de 2024, sendo parte de um novo pacote adicional de segurança para automóveis.
Casa os carros não veem com segurança , segurança eletrônica Goiânia é o lugar certo para você deixar não só seu carro seguro , mais também sua casa.
Os carros ficarão mais caros nos próximos anos?
A busca por fortalecer a segurança de motoristas e pedestres é muito importante.
Para isso, será necessário o uso de sistemas eletrônicos e itens que ainda são bastante caros.
Obviamente que uma maior eficiência para segurança veicular custa um preço, mas como isso afeta os donos de veículos?
Em entrevista ao UOL, o sócio-diretor da Bright Consulting, Murilo Briganti, estima que cerca de 58% dos veículos comercializados no Brasil já tragam estes itens de série e que a previsão é de que esse número atinja 85% em 2025.
Ainda segundo o executivo, os itens obrigatórios de segurança são definidos com base no perfil dos acidentes automotivos que mais acontecem em cada país.
Os carros que mais devem encarecer com o avanço desse programa são os carros populares, já que os modelos mais caros já contam com estes itens de fábrica.
Dessa maneira, nos próximos anos a tendência é de que carros novos de modelos populares encareçam bastante por conta da presença dos novos itens de segurança.