Os ativos mais conhecidos do ramo da beleza são diferentes, mas complementares
O ácido hialurônico e o colágeno são dois ativos super em alta entre as páginas de beleza e saúde. Os dois são amados pelas pessoas que gostam de tratamentos para a pele, principalmente do rosto, e ainda são famosos pelo uso oral, em goma ou comprimido, como as cápsulas de colágeno.
Os dois itens são cada vez mais comercializados e produzidos no mundo afora. Segundo dados da empresa Gelita, o mercado do colágeno, por exemplo, irá crescer cerca de 7% até 2023, ultrapassando a marca histórica dos 5 bilhões de dólares.
A pesquisa também indicou que o setor farmacêutico deve se manter em crescimento nessa área, por causa dos altos índices de investimento. Além disso, as pessoas estão adotando práticas mais saudáveis em relação ao corpo e à saúde, por isso, os dados mostram que os produtos desse segmento, como o ácido hialurônico e o colágeno, estão em tendência de alta para os próximos anos.
Qual a diferença entre os dois ativos?
Vale deixar claro que o colágeno e o ácido hialurônico são diferentes e têm funções diversas no organismo. Por isso, a dobradinha é ótima, já que um complementa os benefícios do outro.
O ácido hialurônico já é produzido naturalmente pelo nosso corpo e a principal função dele é o preenchimento entre as células, além da hidratação da pele, já que ele tem uma alta capacidade de retenção de água.
A partir dos 25 anos, passamos a produzir o ácido em menor escala, e essa produção vai caindo ainda mais ao longo dos anos. Por isso, é indicado que haja a reposição desse ativo a partir dos 25, seja através de cosméticos, em cápsulas de uso oral e até mesmo com procedimentos estéticos.
Já o colágeno é uma proteína formada pelos aminoácidos produzidos no nosso próprio organismo. Ele ajuda na elasticidade e flexibilidade da pele, dando firmeza e resistência à ela.
Assim como acontece com o ácido hialurônico, o colágeno também sofre a queda na produção por volta dos 20, 25 anos, e a reposição torna-se necessária para retardar o envelhecimento da pele.
Formas de estimular e recuperar o colágeno e o ácido hialurônico na pele
Há diversas formas de estimular os ativos na pele, a primeira delas é a suplementação. Para repor tanto o colágeno quanto o ácido hialurônico, é possível ingerir cápsulas ou gomas com os ativos desenvolvidos em laboratórios e farmácias específicas no assunto.
Mas para ter o efeito completo, é bom que os produtos sejam indicados por um profissional da área, já que existem diversas opções e algumas têm mais eficácia do que outras, sendo indicados para casos específicos.
A segunda forma de inserir os ativos na sua rotina é através de procedimentos estéticos. Já existem diversas opções no mercado, como o peeling químico, a sculptra e o preenchimento com ácido hialurônico. Todos eles devem ser feitos por profissionais e ter o acompanhamento indicado, para que o efeito seja completo e não cause problemas futuros.
Por último, vale dizer que a alimentação pode ser uma grande aliada na produção dos ativos. As folhas verdes, como espinafre e couve, e outros alimentos que contenham vitamina A são ótimas opções para estimular a produção do ácido hialurônico. Já as frutas cítricas, castanhas e peixes são essenciais para deixar o colágeno em dia no seu organismo.
O ideal é unir todos os pontos para que, tanto o ácido hialurônico quanto o colágeno, sejam repostos no organismo. Dessa forma, sua pele estará sempre firme, flexível e hidratada.