Quem está no universo corporativo não pode deixar de acompanhar as tendências que vão surgindo com o passar dos anos. Nos últimos tempos, uma das mais importantes remete aos brindes ecológicos, já que tem a ver com sustentabilidade.
É claro que ser uma empresa sustentável vai muito além de simplesmente ser ecologicamente correta, ou de não utilizar matérias-primas que, de algum modo, possam ser destrutivas para o meio ambiente.
Também é algo que inclui preocupar-se com os fornecedores, para que eles também sejam conscientes. Além de envolver também a qualidade de vida dos funcionários e até da comunidade que mora perto da firma, sobretudo quando é uma fábrica.
Por exemplo, uma indústria de janela de vidro para quarto, que certamente vai impactar as residências que estejam situadas perto da sua linha de produção. O que pode ser 100% positivo, quando a empresa se preocupa positivamente com tudo isso.
Do mesmo modo, já tem surgido até uma frente chamada marketing verde, que nada mais é do que um esforço de comunicação com a clientela e com a sociedade como um todo, no sentido de levar em conta os valores sustentáveis e ecológicos.
Esse marketing verde inclui desde os brindes ecológicos dos quais mais falaremos aqui, até outras frentes mais amplas como as do endomarketing. Na linha do que dissemos, o que essa frente faz é posicionar-se perante os próprios funcionários.
Ou seja, o verdadeiro ecologismo de uma marca começa da porta para dentro, e não da porta para fora. Assim, os donos é que precisam sentar e discutir a ação corporativa que exercem na sociedade e no mundo como um todo.
Essa preocupação real vai acabar criando uma nova cultura corporativa, que no fundo se traduzirá em uma verdadeira filosofia de trabalho. O que também pode impactar os famosos pilares de missão, visão e valores.
Então, mesmo que a marca em si não tenha contato direto com a indústria de primeira grau, não sendo ela própria fabricante ou extrativista, mas sim alguém como um escritório de serviço de cabeamento de rede residencial, ela será muito engajada.
No caso, todos os negócios de serviço compõem o setor terciário, que está longe do contato com a natureza e com a extração ou manipulação de matérias-primas. Mas ao se posicionar e erguer bandeiras como a dos brindes ecológicos, isso já cria um movimento.
Além do mais, se os donos da marca declaram que só compram produtos de outras empresas que também sejam conscientes, como materiais de papelaria, isso se classifica igualmente como marketing verde, além de ser algo sincero e íntegro.
Por isso mesmo é que decidimos escrever este texto, explicando que aderir à técnica dos brindes ecológicos é, por um lado, algo simples. Entretanto, por outro lado, também é uma postura que envolve todo um universo de valores e de decisões.
Até porque, os brindes sempre foram uma ferramenta extremamente eficiente, como algo que pode agradar os clientes, mostrar uma preocupação extra com eles e ainda se posicionar, ao mesmo tempo, perante a clientela e a concorrência.
Como uma clínica de fisioterapia infantil que simplesmente presenteia os pais com calendários, canecas ou agendas, fazendo com que eles se recordem mais vezes da marca da clínica, chegando a indicá-la a outros pais.
O que ocorre no caso dos brindes ecológicos é que isso ainda transmite uma outra imagem agregada. Além de ser um sinal de cuidado que conquista a simpatia de todos, ainda é algo que pensa no futuro das próximas gerações.
Desta forma, se o seu grande interesse aqui é justamente o de mergulhar de cabeça em uma solução simples e incrivelmente eficiente, que qualquer marca pode colocar em prática sem grandes gastos, então basta seguir adiante.
O que são brindes ecológicos?
Como vimos, os brindes nada mais são do que uma ferramenta de publicidade existente há muitas décadas. Só que ela também tem sido repaginada nos últimos anos, como quando a conciliamos com o marketing verde.
Sobretudo porque, se por um lado a sustentabilidade continua sendo um desafio no mundo todo, haja vista que há muitas pessoas e empresas que ainda não se engajaram seriamente, por outro lado já existe muita gente consciente.
Ou seja, as marcas que já sinalizam sua adesão aos princípios ecológicos acabam realmente saindo na frente, pois isso reverbera em um público que, de um modo ou de outro, já sabe valorizar tal esforço.
Lembrando que eles dialogam de modo bem didático. Afinal, se uma empresa de impermeabilização de estofado diz que só utiliza produtos químicos conscientes, isso já vai causar um impacto bastante positivo.
Contudo, pode ser que alguns clientes não se atentem tanto assim para isso, já que no fundo eles não estão sendo diretamente presenteados com isso. Já o brinde é algo que a própria pessoa ganha, para seu usufruto.
Deste modo, os brindes ecológicos impactam muito mais do que outros recursos mais distantes da realidade do consumidor comum. Ao mesmo tempo, eles também podem assumir muitas formas diferentes, tais como:
- Sacolas de tipo ecobags;
- Necessaires, estojos e pochetes;
- Pastas igualmente ecológicas;
- Blocos de anotações e canetas;
- Mochilas ecológicas e afins.
Ou seja, são coisas que a pessoa vai utilizar no seu dia a dia, com isso reforçando a memória da sua marca e, novamente, a vontade de indicar você para outros clientes em potencial.
Adiante vamos detalhar esses produtos, o que desejamos deixar claro neste tópico é do que exatamente se tratam os brindes ecológicos.
Mostrando sempre que eles têm várias camadas de sentido e de impacto positivo, e não apenas seus efeitos publicitários.
Como usar na prática
Ao falar dos motivos por que vale tanto a pena aderir aos brindes ecológicos, também precisamos esclarecer como exatamente eles podem ser utilizados.
Por exemplo, as sacolas de tipo ecobags podem ser perfeitas para eventos promocionais, convenções ou até cursos que a empresa esteja promovendo. Se é uma fábrica de trava de cinto de segurança, pode aproveitar uma feira do seu segmento.
Lembrando que os itens são personalizáveis, então você chamará atenção para sua marca de um jeito ou de outro. Já as necessaires e pochetes podem ser perfeitas para academias e demais marcas ligadas ao universo do esporte, ou da beleza.
As pastas ecológicas são perfeitas para instituições de ensino, mas também podem ser conciliadas com outros segmentos, já que hoje em dia quase todo profissional precisa de uma pasta, ao menos no ambiente de trabalho.
Os blocos de anotações e canetas vão na mesma direção, embora sejam notoriamente mais versáteis e capazes de um impacto ilimitado, haja vista que se trata de algo que realmente pode ser aplicado por qualquer um, em qualquer lugar.
Já as mochilas ecológicas vão na mesma direção que as pastas, por serem voltadas também para instituições de ensino, mas são mais versáteis. As academias também podem entrar aqui, para os clientes levarem trocas de roupas e afins.
Além disso, as mochilas podem ter melhor acabamento e um impacto maior em termos de personalização, ostentando sua marca em um produto de maior qualidade.
Outros motivos especiais
Depois de entender o que são os brindes ecológicos e como eles podem ser usados na prática, também é interessante perceber que há motivos fundamentais que justificam o uso deles dentro de uma ação empresarial.
O primeiro deles é o fato de que há um maior reconhecimento da marca. Tal como uma empresa que vende um bom carregador portátil se torna uma referência no seu segmento, aquela que distribui brindes ecológicos ganha destaque no mercado.
Além disso, proporciona um maior alcance para ela, ao mesmo tempo em que representa um baixo custo para o caixa da companhia.
Um brinde ecológico também não deixa de ser um cartão de visita alternativo, que traz um diferencial interessante para a marca. Vale a pena mencionar que alguns brindes para criar incentivos aos clientes, convidando-os a contribuírem com o meio ambiente.
Por isso, seja ao desenvolver um modelo de touca reciclável ou um chaveiro que pode ser plantado, apostar em brindes ecológicos é positivo e benéfico para a marca.
Considerações finais
É essencial que as empresas pensem cada vez mais no meio ambiente, assumindo uma postura de comprometimento na conservação de áreas verdes e em outros aspectos, que vão influenciar no curto, no médio e no longo prazo, principalmente nas futuras gerações.
Portanto, sejam elas um consultório médico ou um food beer truck, uma ação valiosa é utilizar brindes ecológicos em ações de marketing, desenvolvendo sacolas, ecobags, mochilas, bolsas, pastas e vários outros itens como os mencionados anteriormente.
Dessa forma, além de aproveitar dicas de marketing para atrair mais clientes, também conquistará a confiança deles, ao mesmo tempo em que estimula uma maior conscientização com relação aos cuidados com o planeta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.