Não é novidade para ninguém o quanto o comércio eletrônico tem crescido no Brasil nos últimos anos, de acordo com estudos, o e-commerce brasileiro registrou o maior crescimento em toda a américa latina no ano de 2022, tendo um aumento nas receitas de cerca de US$ 8,1 bilhões em relação ao ano anterior, com cerca de US$ 49,2 bilhões de receitas.
Os números impressionam e podem até assustar, mas apenas representam algo natural que é o crescimento e o impacto da internet no cotidiano dos brasileiros, os usuários estão cada vez mais conectados na web e modificando seus hábitos de consumo, é claro que a pandemia ajudou a impulsionar isso, mas hoje, podemos afirmar que as compras online passaram de um diferencial para uma preferência de muitos brasileiros.
Roupas, games, livros, móveis ou utensílios para casa, e até mesmo produtos mais nichados como um controle de acesso biométrico tudo é encontrado na internet, por um preço até mais barato do que shoppings ou lojas físicas, e uma entrega rápida e barata, o que muitas vezes compensa muito mais, comprar algo estando no conforto da sua casa.
No meio de toda essa popularidade, muitas pessoas começam a se questionar se vale a pena entrar dentro do mundo do e-commerce, e com todos esses dados a resposta parece simples, concorda? Vale muito a pena!
Mas é claro que é necessário “pisar em ovos” ao abrir a sua própria loja virtual, mesmo com todo esse crescimento, nada te garante que você vai ter sucesso, sendo necessário se atentar a cada detalhe, de acordo com pesquisas, cerca de 80% dos e-commerces fecham antes dos 18 meses, então é preciso ir com uma boa ideia para não sofrer com as consequências negativas.
No texto de hoje, separamos 5 ideias para você vencer a barreira do medo e começar a se aventurar no e-commerce, bora conferir as melhores opções para ter sucesso dentro desse segmento? Então vamos lá!
Área da saúde e mundo fitness
A grande primeira ideia para entrar de cabeça no mundo do e-commerce é chegando na área da saúde e no mundo fitness de forma geral, com a chegada da pandemia, as pessoas se preocupam cada vez mais com o seu bem-estar, sendo assim, esse é um mercado que acabou se expandindo bastante nos últimos anos.
Roupas e apetrechos de academia, como equipamentos para treinos ou shakes de proteína, além de cosméticos, perfumes e outros produtos vinculados à área da saúde estão em alta na atualidade.
Outro ponto são as marmitas fitness, os doces zero lactose ou com baixo açúcar, e algumas outras opções alimentares saudáveis que podem aparecer na sua loja virtual.
Assim como em um prédio é preciso realizar a modernização de elevadores, aqui é necessário se adaptar às novas tendências fitness e abrir um e-commerce focado nisso pode ser uma ótima ideia para se aventurar.
Games
O mercado dos games é um dos que mais cresce nos últimos anos, e com a chegada da nova geração de consoles no final de 2020, a tendência é que esse nicho ganhe ainda mais destaque se tornando um hobby cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
Comprar jogos, acessórios ou até mesmo montar o seu próprio PC gamer costuma ter um custo elevado, o que pode fazer com que um e-commerce que venda esse tipo de produto, seja algo lucrativo devido a um ticket médio relativamente alto dos produtos.
Fique atento às tendências, e se você gosta de games, pode ser uma ideia ainda mais facilitada começar uma loja virtual focada nesse segmento.
Informática e eletrônicos
Ainda abordando o mundo digital, outra grande tendência são as áreas de informática e eletrônicos em geral, principalmente com foco em smartphones no geral, as pessoas estão cada vez mais realizando a troca de seus aparelhos em períodos cada vez mais curtos, além de optarem por capinhas e acessórios presentes dentro dos seus aparelhos.
Pensando nisso, uma loja virtual que venda aparelhos celulares pode ser uma ótima saída extremamente lucrativa, procure fechar parcerias, e é claro que se conseguir comprar os aparelhos fora do Brasil e vender por um preço mais vantajoso, é possível que lucre ainda mais.
Faça uma varredura no mercado, veja o que encontra, e procure por preços atrativos e condições imperdíveis, isso pode alavancar suas vendas e fazer com que a sua balança industrial pende pro lado mais positivo dos negócios.
Decoração e detalhes para a casa
Outro nicho que cresceu muito devido a pandemia foi a parte decorativa e os acessórios gerais para casa, com o home office ou o modelo híbrido de trabalho ganhando cada vez mais força dentro do mercado, as pessoas têm se preocupado muito com a sua casa no geral e como decorá-la da melhor forma possível.
Sendo assim, a preocupação com móveis, e acessórios geral para a casa tem crescido cada dia mais, podendo ser uma ótima alternativa para quem ainda está procurando começar no ramo dos e-commerces.
Produtos artesanais, feitos a mão, e até mesmo mobílias completas podem ganhar destaque, então capriche na sua criatividade, aposte alto na decoração e comece a produzir itens e artigos que podem se destacar dentro de qualquer espaço.
Calçados, roupas e acessórios
Se tem um segmento que nunca sai de moda é justamente o que as pessoas vestem, calçados, roupas e acessórios sempre estão em alta, e são uma excelente ideia para quem está começando dentro desse mercado.
Você pode optar por revender peças de marcas famosas como uma parceria, ou se preferir, criar a sua própria marca com desenhos autorais e originais para estampar camisetas, bonés e outros detalhes.
Não é preciso nenhuma grande loucura para criar suas próprias roupas nem um umidificador industrial no seu ambiente de trabalho, se você gosta de desenhar e tem criatividade, essa pode ser a sua chance de criar uma loja virtual única e cheia de identidade que pode fazer sucesso.
O que achou do texto de hoje? Quais dessas ideias de e-commerce mais te agradam? Conta para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.