A Inteligência Artificial (IA) está em ascensão há algum tempo. Não está apenas tornando os humanos mais eficientes; também está revolucionando a forma como fazemos negócios. De fato, esse ano, 87% dos CEOs observaram que a IA é um pilar em seus escritórios. Desde a previsão do comportamento do cliente até a redução da entrada de dados, está se tornando indispensável de maneiras sem precedentes.
Isso dificilmente é uma surpresa, considerando que, com IA, você pode tomar decisões com muito mais rapidez e precisão do que antes. E embora seu uso ainda seja um conceito relativamente novo, ele já possui vários aplicativos de negócios. Neste artigo, abordaremos sete usos atuais da IA nos negócios.
Em vários negócios online podemos ver a aplicação de IA, como por exemplo na 20Bet BR, um site de apostas esportivas que utiliza IA para os apostadores se sentirem como em um cassino físico.
1. Inteligência Artificial em Vendas
Vendedores especializados e empresas de vendas estão repensando o equilíbrio entre humanos e máquinas nas vendas. A IA de automação já está afetando as vendas e continuará a fazê-lo. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, as empresas que usam IA para vendas podem aumentar seus leads em mais de 50%, reduzir o tempo de chamada em 60 a 70% e ter reduções de custo de 40 a 60%. Dados esses números, está claro como o dia em que os líderes que buscam melhorar seus resultados devem procurar a Inteligência Artificial.
Aqui estão alguns usos atuais da IA em vendas:
- Previsão de demanda – As previsões são complexas, mas podem ser automatizadas. A inteligência artificial permite a criação de projeções de vendas automatizadas e precisas com base em todas as interações do cliente e resultados históricos de vendas.
- Pontuação de leads – a IA ajuda na priorização de leads. Essas ferramentas ajudam os profissionais de vendas a priorizar os clientes com base em sua probabilidade de conversão. Com a IA, o algoritmo pode classificar as oportunidades ou leads no pipeline com base em suas chances de fechamento com sucesso, compilando informações históricas sobre um cliente e postagens de mídia social e o histórico de interação do cliente com o vendedor.
- Bot de bate-papo/e-mail do representante de vendas – Diz-se que os chatbots melhoram as vendas em 67%, em média. Eles podem ajudar a iniciar a conversa enviando uma mensagem personalizada, tornando simples para os clientes interagir imediatamente ou voltar mais tarde. Os algoritmos de IA também podem produzir e-mails personalizados, evitando que os representantes de vendas envie manualmente mensagens personalizadas para vários clientes diferentes.
2. Inteligência Artificial em Marketing
Para melhorar a eficiência operacional e aumentar a experiência do cliente, muitas organizações e equipes de marketing estão adotando rapidamente soluções de tecnologia inteligente, como IA. Com a IA, os profissionais de marketing podem obter uma visão mais profunda de seus consumidores-alvo. Os dados obtidos podem ser utilizados para aumentar as conversões e, ao mesmo tempo, reduzir a carga de trabalho das equipes de marketing.
Aqui estão alguns usos atuais da IA no marketing:
Melhor CRO e experiências de site personalizadas – embora a Inteligência Artificial ainda esteja longe de ser capaz de construir sites totalmente novos, ela pode ajudar a melhorar a experiência do visitante em um site por meio de personalização inteligente.
Algoritmos inteligentes podem ajudar na personalização de:
- Experiência do site – A localização, demografia, dispositivo, interação com o site e outras informações de um único usuário são analisadas usando inteligência artificial, que exibe as ofertas e o conteúdo mais relevantes com base na análise.
- Notificações push – As notificações push podem ser adaptadas para usuários individuais com personalização comportamental, garantindo que eles recebam a mensagem mais relevante no momento mais apropriado.
- Reconhecimento de imagem – com a Visão Computacional, computadores e sistemas podem inferir o significado de imagens digitais, vídeos e outras entradas visuais e então agir ou recomendar de acordo. Os profissionais de marketing podem usar isso para analisar os milhões de fotos publicadas diariamente em sites de mídia social para obter informações sobre como e onde os produtos ou serviços são usados. Ao fazer isso, a penetração no mercado e o conhecimento da marca podem ser medidos de novas maneiras.
- Otimização de SEO – na otimização de mecanismos de pesquisa, o termo “volume de pesquisa” nos informa quantas pessoas estão pesquisando termos e frases específicas enquanto procuram itens ou serviços. Os algoritmos de aprendizado de máquina (ML) agora estão sendo usados para obter uma melhor compreensão da intenção por trás do uso do termo de pesquisa, bem como da substância das pesquisas. Outra aplicação é analisar as táticas de SEO dos concorrentes para identificar eventuais lacunas que possam existir nas suas, ou para aproveitar as palavras-chave que os concorrentes não estão usando. A IA também pode criar material de marketing compatível com SEO para seu próprio site.
3. Inteligência Artificial no Atendimento ao Cliente
As empresas trabalham duro para garantir que os consumidores apreciem sua experiência com uma organização ou serviço e queiram contar aos outros sobre isso. A resolução imediata de problemas é uma das maneiras mais eficientes de manter os clientes satisfeitos. Mas, para expandir os negócios, isso pode ser um desafio à medida que mais e mais solicitações chegam. Como resultado, as empresas estão introduzindo IA nas equipes de atendimento ao cliente para aprimorar a experiência de atendimento ao cliente.
Aqui estão alguns usos atuais da IA no suporte ao cliente:
- Chatbots como agentes de atendimento ao cliente da linha de frente – bots com tecnologia de IA ajudam as organizações a lidar com trabalhos, corrigir problemas e até mesmo se comunicar com consumidores em potencial. Os chatbots com inteligência artificial podem ajudar um grande número de consumidores 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem um funcionário humano. Como resultado, chatbots com inteligência artificial estão sendo usados para interagir com os clientes. Usar chatbots como primeiro encontro pode ajudar a identificar as necessidades do consumidor e garantir que ele se conecte com as pessoas certas. Ao mesmo tempo, pode reduzir o tempo de espera e a quantidade de tempo que os agentes de atendimento ao cliente gasta respondendo às mesmas perguntas.
- Voicebots reduzem o número de chamadas – Os voicebox de Inteligência Artificial são capazes de ouvir o interlocutor, interpretar o seu estado de espírito e detectar a gravidade da situação. Um voicebot de IA, semelhante a um chatbot, pode ser treinado para oferecer respostas a perguntas comuns por conta própria, muito parecido com um chatbot, mas em formato de fala. Por serem capazes de entender as consultas, também podem ser usados para melhorar a categorização de chamadas e garantir que os chamados sejam conectados ao departamento mais adequado.