O campo do marketing é um ambiente do qual cada vez mais pode crescer e se aprimorar com as necessidades das empresas em relação ao mercado. O marketing automotivo é um desses modelos que surgiu e que ganha cada vez mais espaço.
Este segmento do marketing acaba englobando estratégias que são aplicadas no setor automotivo, cujo objetivo principal é aumentar as vendas de carro e também, captar potenciais consumidores para as concessionárias.
Com um bom marketing automotivo, os consumidores podem saber sobre as novidades de cristalização de farol mais facilmente, porque as estratégias acabam sendo feitas para anunciar modelos e marcas por meio da publicidade.
As transformações que ocorrem tanto no mercado automobilístico, como as tecnologias que acabam chegando para as estratégias de marketing, as empresas acabam tendo a missão de fazer com que haja um impacto no consumidor desse segmento.
Para nivelar com as novidades modernas que acabam surgindo no setor, grande parte das campanhas de marketing automotivo estão se tornando digitais, de modo que possam atrair o consumidor de acordo com o comportamento e o estilo de vida que possui.
Os automóveis são uma forma de transporte que cresce cada vez mais dentro do cotidiano, e por meio deles, não somente o cotidiano é movimentado como diferentes mercados desde a sua invenção.
O surgimento dos automóveis
Tendo revolucionado a forma de transportar pessoas ou cargas, assim como os trens, e tendo a necessidade de ter vistoria veicular para uber para os profissionais do ramo, os automóveis são um dos veículos mais utilizados no cotidiano.
Os primeiros transportes à gasolina como se tem conhecimento atualmente surgiu em 1885 pelo alemão Karl Benz, que na época, usou um veículo de três rodas para se locomover, sendo um dos primeiros passos que originou os que circulam pelas ruas.
Posteriormente, as produções de automóveis e a corrida para quem vendia mais começou dentro do mercado, sempre com o objetivo de atrair mais consumidores e apresentar novidades em design ou em potência de motor comparado aos demais do ramo.
Embora na Primeira Guerra Mundial alguns países já utilizassem automóveis com uma maior frequência, foi depois da Segunda Guerra que os veículos passaram a conquistar cada vez mais as ruas por diferentes países.
Conforme as décadas foram se passando, o automóvel se tornou um produto de desejo para muitos indivíduos, e com a chegada das fábricas em países, o setor acabou gerando empregos e movimentando um mercado.
Que a cada vez mais, buscava estratégias de marketing para se sobressair entre a concorrência forte e que cada vez mais, buscava melhorias para superar modelos anteriores.
Isso porque uma caixa de direção hidráulica palio 97 de uma marca poderia não ser igual a de outra, e com isso, as propagandas que as empresas criavam passaram a intensificar cada vez mais um atributo que outro carro não teria.
Conforme a tecnologia foi sendo implementada nos carros, desde novas potências de motores até os painéis tecnológicos, o marketing automotivo se tornou um dos fatores chaves para trazer um destaque para a empresa.
Portanto, com isso, se tornou um dos pontos bases quando se trata de saber mostrar as novidades para o público-alvo do segmento.
Por que investir em marketing automotivo?
Ter um marketing automotivo não está apenas relacionado em apresentar um mecânico de automóveis leves, por exemplo, mas sim, de trazer engajamentos para a empresa que atua nesse segmento de modo que possa dar bons resultados.
Dentro do marketing digital em si, algumas formas de apresentar o porque é bom investir na estratégia está em pontos como:
- Aumento de vendas;
- Fidelização de consumidores;
- Boa posição no mercado;
- Aumento do conhecimento;
- Geração de novos leads.
Sendo um ambiente tão disputado, quando se utiliza o marketing automotivo, os resultados que a empresa tem são facilmente mensurados e podem apresentar pontos positivos do qual possuem uma longa duração.
Os benefícios da estratégia
Entre uma empresa que faz manutenção Peugeot 206 e uma fabricante de carros, os benefícios das estratégias do marketing automotivo podem acabar movimentando o mercado e fazendo as empresas incluírem as estratégias no seu planejamento.
01. Gerar leads
Um dos pontos mais importantes dentro das estratégias de marketing, sejam automotiva ou outro modelo, são os leads que são gerados a cada campanha que a empresa lança aos seus consumidores.
Esses leads, ao terem o contato com os conteúdos, podem se converter por meio de um funil de vendas que posteriormente, será o que pode determinar se houve ou não uma conversão após a conclusão da compra junto às estratégias de pós-venda.
Quanto mais leads certos para os produtos uma empresa conquistar por meio do marketing automotivo, melhores serão os seus resultados e maior será o seu nome dentro do mercado.
02. Segmentação
Para as empresas de eixo caminhão que buscam compreender quais são os seus leads, as estratégias também podem contribuir com essa segmentação de uma forma mais assertiva dentro dos diferentes perfis de públicos dentro do nicho.
Com uma boa segmentação, a mensagem da empresa pode ser passada de uma forma mais fácil e compreendida também com uma maior facilidade, de modo que passa a falar diretamente com os seus consumidores.
A segmentação pode ser feita de diferentes modos, de acordo com investimentos que a empresa deseja aplicar no marketing ou os canais dos quais quer marcar presença online.
03. Construir uma audiência
Com as estratégias de marketing, é possível que as empresas possam construir uma boa audiência com os planejamentos e as campanhas que circulam sobre o setor automotivo.
Isso porque quando se constrói e fideliza a audiência, as campanhas futuras e as novidades do mercado acabam sendo mais fáceis de serem aceitas e vistas, até mesmo podendo ser compartilhadas nas redes sociais ou recomendadas para amigos e familiares.
Ter uma base de público-alvo certo permite que as empresas tenham meios de crescer dentro do mercado de um modo mais rápido.
04. Acompanhar resultados
Após as campanhas serem compartilhadas, um dos benefícios em torno do marketing é as possibilidades de acompanhar em tempo real por meio de algumas plataformas, os resultados que são apresentados.
Desde o fluxo em uma página de freios pneumaticos caminhoes até quando cliques uma foto teve, os resultados que as campanhas de marketing apresentam podem contribuir para a compreensão das estratégias que deram certo e as que deram errado.
De forma que os erros sejam evitados em futuras campanhas, assim como os acertos possam ser mantidos ou então, aprimorados para que os resultados sejam ainda melhores nas próximas campanhas.
Como aplicar
Grande parte das estratégias de marketing automotivo são aplicadas nas redes sociais, e-mails ou então por meio de blogs, com conteúdos que possam passar ao consumidor a percepção de que a empresa ou a concessionária sabem sobre o nicho que atuam.
Deste modo, acabam se tornando uma referência e tendo a sua credibilidade aumentada de uma forma positiva, capaz de atrair novos consumidores que estão pesquisando sobre o universo automotivo.
Por isso, é importante que haja um estudo e compreensão de dados que a empresa possui sobre vendas e atendimento ao cliente para tornar essa aplicação nas redes sociais, blogs e e-mails de forma positiva e benéfica, atraindo mais leads.
Outra forma de marketing automotivo são os anúncios, sendo eles na internet ou então em meios de comunicação como televisão, revistas e jornais, e até mesmo o rádio.
Embora os meios onlines sejam os mais utilizados, alguns consumidores de automóveis ou do nicho automotivo também são consumidores de conteúdos em meios de comunicação de grande massa, portanto, é importante incluí-los na estratégia.
As transformações do mercado automotivo podem fazer com que o marketing de uma empresa possa ser feito de um modo que aproxime do produto, e por meio desta experiência, desperte o desejo de compra do consumidor.
Considerações finais
Portanto, o ramo automotivo é um dos mais competitivos dentro do mercado, especialmente com cada novidade surgindo a todo o momento e fazendo com que as empresas busquem se destacar uma das outras por meio das estratégias de marketing.
Sendo um ambiente com um público bastante segmentado, o marketing automotivo deve ser aplicado de uma forma assertiva para aqueles que consomem dentro deste mercado, e ainda sim, possa mostrar a personalidade de uma empresa.
Os automóveis acabaram revolucionando muitas áreas, desde a oportunidade de trabalho no mercado até o que pode ser usado em sua locomoção, desde pessoas até mesmo cargas, e com isso, mudando a economia de uma região.
Tendo vários modelos dentro do mercado e serviços como o de instalação do kit GNV 5 geração, cada empresa busca ressaltar os pontos fortes daquilo que produz e através do marketing, conseguir conquistar e fidelizar cada vez mais consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.